O município de Caxias do Sul está entre as dez cidades do Rio Grande do Sul selecionadas para participar do programa Lideranças pela Educação no RS, promovido pelo Centro Lemann, ligado ao Instituto Lemann. Na terça-feira (13), o prefeito Adiló Didomenico e a secretária municipal da Educação, Marta Fattori, participaram do encontro de abertura do programa, ao lado de representantes das demais cidades contempladas: Passo Fundo, Gravataí, Canoas, Guaíba, Encantado, São Jerônimo, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul e Eldorado do Sul.
Com duração total de dois anos, o programa inicia com atividades voltadas para prefeitos e secretários de Educação, como mentorias, análises de dados, reuniões de governança e uma viagem opcional para conhecer a experiência educacional do município de Sobral (CE). Na segunda fase, as ações envolvem a elaboração de diagnósticos institucionais, vivências, reuniões e visitas técnicas, além de encontros online e oficinas de gestão escolar.
A secretária Marta Fattori ressalta a importância do programa, que promove a troca de experiências entre gestoras da área. Ela destaca que a iniciativa contribui para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à educação.
Nesta quarta-feira (14), Marta segue participando da programação em Guaíba, cidade que sedia o evento. O Centro Lemann, responsável pela iniciativa, é uma organização criada pela Fundação Lemann com a missão de promover uma educação básica de qualidade e equitativa por meio da formação de lideranças políticas e educacionais e do incentivo à pesquisa.