O voo de inspeção do PAPI (Precision Approach Path Indicator) está sendo realizado por técnicos ao longo desta quinta-feira (8) no Aeroporto Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul. A ação é conduzida pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Força Aérea Brasileira (FAB), com o objetivo de garantir a precisão e a segurança do sistema de orientação ao piloto durante a aproximação para o pouso. Esse processo corresponde à última etapa de homologação do sistema.
O equipamento está instalado no terminal desde agosto do ano passado. Anteriormente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) já havia aprovado todo o processo técnico do sistema PAPI, confirmando que ambas as cabeceiras da pista (15 e 33) estavam aptas a receber a inspeção final do GEIV.
Agora, com a vistoria, um laudo deve ser emitido em até 30 dias, possibilitando a homologação definitiva do sistema, que então estará oficialmente pronto para uso. Após a homologação e entrada em operação do Papi, será solicitada a desinstalação dos indicadores visuais de trajetória de aproximação atualmente utilizados (AVASIS), bem como das respectivas homologações vigentes.
O diretor do aeroporto, Cleberson Babetzki, destaca as etapas da inspeção realizadas pelo grupo e a expectativa em torno da homologação final do equipamento.
O sistema do PAPI é considerado um auxílio visual fundamental para os pilotos durante o procedimento de aproximação final para pouso, indicando, por meio de luzes coloridas, se a aeronave está acima, abaixo ou na rampa ideal de descida, o que está diretamente relacionado à segurança operacional.
Há ainda a expectativa de que, nos próximos dias, seja iniciado o processo de licitação para a construção dos novos terminais de embarque e desembarque, além da instalação de um grupamento do Corpo de Bombeiros no aeroporto.