A economia de Caxias do Sul registrou um crescimento de 5,5% em março em comparação com fevereiro, impulsionada principalmente pelo setor industrial, que teve um aumento de 8,7% no período. O setor de Serviços também apresentou um crescimento de 2,4%, enquanto o Comércio aumentou em 1,1%. Essas informações fazem parte do relatório mensal de desempenho econômico divulgado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) e pela Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) na manhã desta quinta-feira (08).
No entanto, ao comparar março de 2024 com o mesmo mês do ano anterior, houve uma leve queda de -0,4% na atividade econômica geral. A Indústria enfrentou uma redução de -3,3%, enquanto o setor de Serviços cresceu 4,7% e o Comércio teve uma variação positiva de 0,2%.
Conforme o o diretor de Planejamento, Economia e Estatística da CIC Caxias Tarciano Mello Cardoso, apesar da leve baixa no comparativo mês a mês, observando o apanhado do primeiro trimestre de 2024 comparando com o de 2025, houve um leve crescimento de 0,5% na economia caxiense.
No acumulado do primeiro trimestre de 2025, o setor de Serviços se destacou com um crescimento de 6,6%, enquanto a Indústria e o Comércio apresentaram retrações de -2,7% e -0,1%, respectivamente. A soma das três áreas resultou em um leve avanço de 0,5% nesse período. Já no acumulado de 12 meses, a economia local cresceu 5%, destacando-se novamente os Serviços, que cresceram 10,9%, seguidos pela Indústria, com 2,9%, e pelo Comércio, que teve um crescimento de 1,2%.
Quanto ao mercado de trabalho formal, manteve estabilidade em março, com saldo positivo de 45 empregos. O setor de Serviços liderou a geração de vagas, com 166 novos postos, seguido pela Indústria (135), Comércio (67) e Construção (12). A Agropecuária foi o único segmento com saldo negativo, encerrando o mês com 335 desligamentos a mais do que admissões. Em março, Caxias do Sul contabiliza 173.327 postos formais de trabalho.