Em reunião pública promovida pela Frente Parlamentar de Pessoas em Situação de Rua da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul nesta terça-feira (06) foram debatidos serviços e ações que possam minimizar tais condições. O debate reunião representantes dos poderes Executivo, Legislativo e entidades assistenciais. Representando o prefeito Adiló Didomenico (PSDB), o presidente da Fundação de Assistência Social (FAS), Samuel De Avilla, marcou presença.
A presidente da Frente Parlamentar, Andressa Marques (PCdoB), esteve a frente do debate. O representante do movimento estadual dos moradores de rua, Nilton Policena, também ocupou uma cadeira na mesa da Câmara. Para abrir o diálogo, a coordenadora do Centro POPRua, Cristiane Oliboni, e a diretora de proteção social do local, Franciele Rosso, realizaram uma apresentação de dados e atendimentos realizados pelo Pop.
Para contextualizar o assunto, a apresentação detalhou fatores que levam uma pessoa a estar em situação de rua. Nesse sentido está a pobreza extrema, vínculos familiares interrompidos, falta de moradia e utiliza espaços públicos e áreas inapropriadas como moradia e sustento.
Em média, o POPRua presta 2.363 atendimentos mensais, por dia são cerca de 167 acessos no programa procurando os serviços oferecidos. Em pessoas, são cerca de 536 que buscam o Centro Pop ao mês, com uma média de 20 novas pessoas por vez. São servidos, em média, 103 cafés e disponibilizados 52 banhos. Nos números de abordagens, cerca de 104 pessoas por mês são consultadas, sendo 13 novas nas ruas e uma conta de 159 abordagens.
Andressa Marques fez um relato em que pessoas de outros municípios estão sendo enviadas para Caxias. Além disso, ela frisa a necessidade de que as políticas públicas trabalhem lado a lado para mais fácil alcance das metas.
Durante as três horas de sessão pessoas da comunidade também tiveram espaço de fala, onde questionaram projetos existentes e a falta de políticas publicas, além de compartilhar experiências pessoais com serviços municipais.
As consequências de um documento com políticas publicas para pessoas em situação de rua, elaborado na legislatura anterior, também foram questionadas. Afinal, não tiveram encaminhamentos referentes as propostas.
Além da presidente, Andressa Marques, compõem a Frente Parlamentar as vereadoras Estela Balardin (PT) e Rose Frigeri (PT), e os vereadores Aldonei Machado (PSDB), Tenente Cristiano Becker (PRD), Calebe Garbin (PP), Hiago Morandi (PL) e Pedro Rodrigues (PL).