Tabu quebrado! Na noite desta segunda-feira, o Caxias bateu o Figueirense, fora de casa pelo placar de 3 a 2, em jogo válido pela quarta rodada da Série C. Welder, duas vezes e Tomas Bastos marcaram os gols do Grená, que voltou a vencer longe de casa pela série C 11 anos depois.
A última vitória Grená longe de casa pela Série C havia sido no dia 19/07/2014, vitória por 1 a 0 sobre o Madureira-RJ. Com a vitória sobre o Figueirense, o Caxias é o quarto colocado da Série C com 9 pontos. O Grená volta a campo no próximo domingo(11) às 16h30, diante do Retrô no Centenário.
O Figueirense começou assustando logo aos 7 minutos, quando Felipe Augusto foi lançado em profundidade, driblou o goleiro Thiago Coelho e finalizou na rede pelo lado de fora. A resposta do Caxias veio dois minutos depois, com chute de Tomas Bastos por cima do gol de Fabrício. Aos 12, foi a vez de Thiago Coelho salvar o Caxias. Após saída errada de Thiago Ennes, Marlison saiu na cara do gol e chutou para grande defesa do goleiro Grená.
O Caxias abriu o placar aos 19 minutos, com Welder, que recuperou a bola na intermediária, avançou e chutou de fora da área, a bola desviou na marcação e foi no ângulo do goleiro Fabrício: Caxias 1 a 0. Porém, nem deu tempo para comemorar, dois minutos após o gol grená, veio o empate do Figueira. Após cobrança de escanteio pelo lado esquerdo, Lucas Dias desviou na primeira trave e a bola morreu no fundo do gol, empatando a partida em 1 a 1.
A noite era de Welder: Aos 36 minutos, ele marcou o segundo gol do Caxias. Grande jogada de Iago pelo lado esquerdo, que fez o cruzamento e encontrou Welder dentro da área, o centroavante dominou e bateu de canhota para desempatar o jogo. No último lance do primeiro tempo, Thiago Coelho fez mais uma belíssima defesa, após cabeçada de Lucas Dias.
O Caxias começou a segunda etapa marcando o terceiro gol. Logo aos quatro minutos, a defesa do Figueirense saiu jogando errado e Tomas Bastos aproveitou, da entrada da área bateu de perna direita pro fundo da rede, marcando o terceiro gol Grená no Scarpelli.
Aos 15, Thiago Coelho fez nova boa defesa. Em lance parecido com o primeiro gol do figueira, cruzamento pela esquerda, desvio na primeira trave e o goleiro grená salvou o time. Aos 26, foi a vez de Jhony Douglas finalizar da entrada da área para boa intervenção do goleiro Thiago Coelho. Nos acréscimos, ainda deu tempo do Figueirense descontar, cruzamento do lado direito e o zagueiro Ligger tocou de cabeça pro fundo da rede. Final de jogo: Figueirense 2×3 Caxias.
Ficha Técnica
Figueirense 2 x 3 Caxias – 05/05/2025
4ª rodada – Campeonato Brasileiro Série C – Orlando Scarpelli
Figueirense: Fabrício; Léo Maia(Iury, 15’2º), Lucas Dias, Ligger e Samuel(Leonan, 29’2º); Rafinha Potiguar, Jhony Douglas e Gabriel Santiago(Reifit, 15’2º); Renan(Kayke, 01’2º), Felipe Augusto e Marlyson(Wellington Nem, 29’2º). Técnico: Rodrigo Carpegiani.
Caxias: Thiago Coelho; Thiago Ennes, Lucas Cunha, Alan e Marcelo Nunes; Vini Guedes, Pedro Cuiabá(Eliédson, 40’2º) e Tomas Bastos(Alisson, 21’2º); Iago(Gabriel Lima, 32’2º), Skilo(Calyson, 21’2º) e Welder(Willen, 32’2º). Técnico: Júnior Rocha.
Gols: Welder, 21’1º(Caxias); Lucas Dias, 24’1º(Figueirense); Welder, 36’1º(Caxias); Tomas Bastos, 05’2º(Caxias); Ligger, 45’2º(Figueirense).
Cartões Amarelos: Jhony Douglas, 36’2º(Figueirense).
Arbitragem: A partida foi apitada por Marcello Ruda Neves Ramos da Costa (DF), auxiliado por Jose Reinaldo Nascimento Junior (DF) e Lucas Torquato Guerra (DF). O quarto árbitro escalado para a partida foi William Machado Steffen (SC).