O processo de iluminação de Caxias do Sul está chegando a uma nova etapa. O Consórcio Luz de Caxias do Sul e o Departamento de Iluminação da Secretaria de Gestão Urbana estão realizando projetos de iluminação específicos para prédios públicos, pórticos e monumentos do município. A iluminação cênica deve ser instalada em 12 locais, o que já está previsto no contrato da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação.
Quatro projetos já estão aprovados para execução. São esses o Museu Ambiência Casa de Pedra, o Pórtico do Bairro Ana Rech, Pórtico de Santa Lúcia do Piaí e a Estação Cidadania – Cultura. As instalações das lâmpadas devem começar em 90 dias. Enquanto isso, estão sendo desenvolvidos os projetos da Prefeitura, do Centro Cultural Dr. Henrique Ordovás Filho, do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, Casa da Cultura, Museu Municipal, Estação Férrea e Câmara de Vereadores.
Por fim, o Monumento Nacional ao Imigrante também vai receber a iluminação destaque, mas o projeto de iluminação aguarda a obra de restauro do monumento. O secretário de Gestão Urbana de Caxias, Rodrigo Weber, cita que a iluminação será personalizável conforme a ocasião que precise ser retratada.
Tendo em vista que a maioria dos prédios públicos que vão ser beneficiados com a iluminação possuem tombamento histórico, os projetos precisam atender critérios de proteção histórica e cultural. Assim, cada projeto deve ser particular para cada construção.