A situação das obras de acesso ao bairro Planalto finalmente chegou a um desfecho. A AF Construtora, vencedora da licitação para execução do restante das obras de acesso, apresentou nesta quinta-feira (10) o contrato com uma empresa terceirizada para fornecimento de asfalto. Era o último documento faltante para dar o encaminhamento ao processo de início da obra do acesso ao bairro Planalto.
A empresa com sede em Manaus (AM) devia ter apresentado o documento na segunda-feira (7), após a assinatura do contrato em 31 de março. A construtora foi notificada e pediu prorrogação do prazo para esta quinta-feira para apresentar o documento. Com o cumprimento desta etapa, os trabalhos devem começar efetivamente após o feriadão de Páscoa.
O resultado do processo licitatório para execução do restante da obra de acesso, que teve a AF Construtora como vencedora, foi homologado no Diário Oficial ainda em janeiro. Desde então, as duas partes tiveram várias reuniões buscando a assinatura do acordo para a retomada das atividades. As obras estão paradas desde maio de 2024, quando a empresa que estava executando a obra anunciou a desistência.
Neste período, a Prefeitura já realizou alguns trabalhos na Av. Marcopolo. A Secretaria Municipal de Obras (SMO) executou manutenções nas redes de drenagem e instalou novas bocas de lobo, além da construção das calçadas e canteiros para dar mais segurança aos pedestres. Enquanto a Codeca, aplicou a primeira camada de asfalto para melhorar a mobilidade dos veículos.
Quanto as obras na BR-116, o sistema de drenagem foi iniciado em uma das pistas, necessitando ser concluído. Dos serviços de pavimentação no trecho da BR-116, estão pendentes a remoção parcial do canteiro central, a execução de novo pavimento e da alça de acesso, fresagem e repavimentação asfáltica, construção de novos passeios e implantação da sinalização viária.
O contrato foi fixado em R$ 4,5 milhões. Os recursos são oriundos de um empréstimo do Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). A obra de acesso ao bairro Planalto iniciou em novembro de 2023 e deveria ter sido concluída em julho de 2024.