Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Projeto de inteligência climática lançado nesta sexta-feira fornecerá dados gratuitos para agricultores

  • Jonatan Mombach
  • 21/03/2025
Foto: Benito Rizzi

A iniciativa, que busca apoiar o agronegócio por meio da instalação de uma rede de estações meteorológicas em diferentes áreas do município, tem o apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O evento de lançamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva. O evento também faz parte da programação da 4ª Festa das Colheitas.

A iniciativa é uma resposta aos desafios cada vez maiores das mudanças climáticas e à necessidade de dados precisos para o setor agrícola. O projeto envolve um investimento total de R$ 230 mil, compartilhado entre Sicredi Pioneira, CIC Caxias, empresas parceiras e produtores rurais selecionados. A tecnologia e instalação das estações estão a cargo da Elysios, uma startup gaúcha especializada em soluções de monitoramento climático e rastreabilidade agrícola.

O diferencial do projeto é a abertura dos dados para uso público, em uma abordagem colaborativa que beneficia toda a comunidade e instituições locais, como a Defesa Civil e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), além de incentivar a sucessão familiar nas propriedades rurais, como coloca a diretora de agronegócios da CIC Caxias, Gabriela Guazelli.

Além disso, haverá capacitação para produtores e profissionais da área, com treinamentos oferecidos pela Elysios, para que os usuários consigam utilizar plenamente as informações geradas pelas estações. Os sensores das estações coletarão e compartilharão em tempo real dados sobre temperatura, umidade, pluviometria, velocidade e direção do vento, pressão do ar, ponto de orvalho, entre outras informações. O cofundador da Elysios, Mario Apollo, explica como o projeto ajudará os produtores e outras organizações.

O projeto é baseado na instalação de oito estações meteorológicas, estrategicamente distribuídas pelo território do município, com o objetivo de monitorar as condições climáticas em tempo real, oferecendo dados abertos e acessíveis à comunidade, produtores e órgãos públicos. As estações foram distribuídas em localidades estratégicas de Caxias do Sul, contemplando diferentes tipos de cultivos e condições de relevo. As propriedades rurais selecionadas incluem as áreas de Monte Bérico, Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva, 3ª Légua, Sebastopol, Santa Lúcia do Piaí e Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula.

O presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, ressalta a parceria que está sendo construída e os benefícios que ela trará para o agronegócio e a comunidade em geral. Loro também destaca que este é apenas o primeiro passo do projeto e que melhorias devem ocorrer ao longo do tempo.

As estações foram instaladas em altitudes que variam de 85 a 889 metros, para refletir a diversidade climática local. Os dados permitirão um monitoramento preciso das condições climáticas em cada ponto, beneficiando desde pequenos agricultores até os grandes produtores, além de auxiliar na gestão de riscos meteorológicos.

Tags:
  • caxias do sul
  • CIC CAXIAS
  • ESTAÇÕES METEREOLÓGICAS
  • inteligencia climatica
Jonatan Mombach
Jonatan Mombach

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Dia Mundial da Água: Ambientalista destaca que o desafio está na qualidade, não na quantidade

  • Alana Matos
  • 21/03/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias
  • Segurança

Homem é preso por tráfico de drogas no bairro Madureira

  • Redação
  • 22/03/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Programa reúne secretarias na limpeza e revitalização de espaços de lixões em Caxias do Sul

  • 26/10/2025
ler post

Servidores municipais definem pautas da Campanha Salarial 2026

  • 26/10/2025
ler post

Caxias do Sul se prepara para a Semana do Empreendedorismo e Inovação

  • 26/10/2025

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Juventude comete erros defensivos e perde para o Grêmio na Arena
  • Caxias demonstra interesse na renovação com volante
  • Confira as informações para o confronto entre Juventude e Grêmio
  • Com dúvida defensiva, Juventude finaliza preparação para enfrentar o Grêmio
  • BM prende homem com três armas de fogo em Caxias do Sul
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

21/03/2025 - Atualizado em 21/03/2025 - 19:42

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar