A iniciativa, que busca apoiar o agronegócio por meio da instalação de uma rede de estações meteorológicas em diferentes áreas do município, tem o apoio da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias). O evento de lançamento ocorreu na tarde desta sexta-feira (21), no Bolicho dos Piardi, localizado nos Pavilhões da Festa da Uva. O evento também faz parte da programação da 4ª Festa das Colheitas.
A iniciativa é uma resposta aos desafios cada vez maiores das mudanças climáticas e à necessidade de dados precisos para o setor agrícola. O projeto envolve um investimento total de R$ 230 mil, compartilhado entre Sicredi Pioneira, CIC Caxias, empresas parceiras e produtores rurais selecionados. A tecnologia e instalação das estações estão a cargo da Elysios, uma startup gaúcha especializada em soluções de monitoramento climático e rastreabilidade agrícola.
O diferencial do projeto é a abertura dos dados para uso público, em uma abordagem colaborativa que beneficia toda a comunidade e instituições locais, como a Defesa Civil e o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro-RS), além de incentivar a sucessão familiar nas propriedades rurais, como coloca a diretora de agronegócios da CIC Caxias, Gabriela Guazelli.
Além disso, haverá capacitação para produtores e profissionais da área, com treinamentos oferecidos pela Elysios, para que os usuários consigam utilizar plenamente as informações geradas pelas estações. Os sensores das estações coletarão e compartilharão em tempo real dados sobre temperatura, umidade, pluviometria, velocidade e direção do vento, pressão do ar, ponto de orvalho, entre outras informações. O cofundador da Elysios, Mario Apollo, explica como o projeto ajudará os produtores e outras organizações.
O projeto é baseado na instalação de oito estações meteorológicas, estrategicamente distribuídas pelo território do município, com o objetivo de monitorar as condições climáticas em tempo real, oferecendo dados abertos e acessíveis à comunidade, produtores e órgãos públicos. As estações foram distribuídas em localidades estratégicas de Caxias do Sul, contemplando diferentes tipos de cultivos e condições de relevo. As propriedades rurais selecionadas incluem as áreas de Monte Bérico, Vila Seca, Fazenda Souza, Vila Oliva, 3ª Légua, Sebastopol, Santa Lúcia do Piaí e Lajeado Grande, distrito de São Francisco de Paula.
O presidente da CIC Caxias, Celestino Loro, ressalta a parceria que está sendo construída e os benefícios que ela trará para o agronegócio e a comunidade em geral. Loro também destaca que este é apenas o primeiro passo do projeto e que melhorias devem ocorrer ao longo do tempo.
As estações foram instaladas em altitudes que variam de 85 a 889 metros, para refletir a diversidade climática local. Os dados permitirão um monitoramento preciso das condições climáticas em cada ponto, beneficiando desde pequenos agricultores até os grandes produtores, além de auxiliar na gestão de riscos meteorológicos.