Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
Rádio Caxias Rádio Caxias
Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Loja
  • Programação
  • Contato
    • Contato
    • Anuncie
    • Publicidade Legal
  • História
    • A Rádio
    • História e Memória
    • Rádio Caxias 80 anos
    • Esportes na Onda 80 anos
  • Notícias
  • Publieditorial

Médico especialista da Unimed Serra Gaúcha orienta sobre prevenção de doenças respiratórias durante a troca de estação

  • Redação
  • 13/03/2025
Oscilação de temperatura pode causar alterações na mucosa respiratória, predispondo a infecções virais e bacterianas e agravamento de doenças alérgicas. Foto: freepik

No dia 20 de março, nos despedimos do verão e damos as boas-vindas ao outono. Junto com a mudança de estação, as variações do clima e de temperatura costumam se acentuar ainda mais. Estimativas da Central de Operações da Defesa Civil apontam que o clima deve oscilar rapidamente entre o frio e o calor durante o período. Nesse cenário, a Unimed Serra Gaúcha alerta para o aumento da incidência de doenças como sinusite, rinite e crises de asma e bronquite.

Dr. Gustavo Dillenburg, otorrinolaringologista cooperado da Unimed Serra Gaúcha, explica que, após um verão quente, as mudanças bruscas de temperatura acabam se tornando um terreno fértil para a proliferação e agravamento de alergias respiratórias.

“Em mudanças de estações, percebemos um aumento das doenças respiratórias, principalmente na transição do verão para o outono, quando as variações de temperaturas são maiores. Essa predisposição relacionada ao clima pode afetar até pessoas mais saudáveis e se tornar um agravante para aqueles que possuem algum tipo de alergia diagnosticada”, contextualiza.

O especialista conta que doenças alérgicas e inflamatórias como a sinusite, rinite e crises de asma e bronquite também estão relacionadas aos fatores ambientais, além do agravante climático, quando os sintomas começam a aparecer.

“É preciso ter um controle ambiental, principalmente dos locais que visitamos com frequência, manter a casa ou escritório sempre limpos e ventilados. Aquele agasalho que ficou no roupeiro durante o verão deve ser lavado, assim como a roupa de cama que deve ser trocada com frequência para evitar a proliferação de fungos, ácaros e bactérias, muito comuns em dias úmidos”, salienta.

A dica também vale para os ursinhos de pelúcia e outros brinquedos das crianças, que precisam ser lavados rotineiramente. Outra recomendação para pessoas alérgicas é substituir cobertores com pelos por edredons, que não acumulam pó e resíduos.

Efeito cebola

Manhãs frias, tardes quentes e noites com temperaturas mais baixas. Provavelmente você já iniciou o dia bem agasalhado e, conforme o passar das horas, precisou tirar algumas peças de roupa e recoloca-las quando o sol se põe. De acordo com o especialista da Unimed Serra Gaúcha, é preciso tomar alguns cuidados ao sair de casa, em função destas trocas de temperatura e do chamado “efeito cebola” ao longo do dia.

“Na nossa região é muito comum essa variação térmica e com ela também vêm as alterações na mucosa respiratória, predispondo a infecções virais e bacterianas. O ideal é sempre se prevenir ao sair de casa, começando por conferir a previsão do tempo para evitar imprevistos e estar sempre bem agasalho. Além disso, é primordial lavar muito bem as mãos e, em caso de sintomas, evitar o contato social, não colocando os outros e a si mesmo em risco”, ressalta Dr. Gustavo.

Os sintomas alérgicos, como a coriza, tosse, obstrução nasal e coceira, muitas vezes podem ser confundidos com síndromes gripais. Em casos graves, podem durar dias e até semanas.

“Por conta da semelhança dos sintomas, as pessoas acabam cometendo o erro de se automedicar, tratando uma gripe que, na verdade, é um quadro de rinite alérgica, podendo agravar ainda vez mais os sintomas. É importante sempre procurar um especialista para realizar o diagnóstico correto desde o início dos primeiros sintomas”, finaliza.

Texto: Assessoria de Imprensa Unimed Serra Gaúcha

Tags:
  • doenças
  • estação
  • Médico
  • PREVENÇÃO
  • Unimed Serra Gaúcha
Redação
Redação

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Coleta de resíduos de difícil reciclabilidade ocorre neste sábado no Villagio

  • Jonatan Mombach
  • 13/03/2025
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Passagens de ônibus intermunicipais da Serra possuem reajuste a partir de segunda-feira

  • Alana Matos
  • 13/03/2025
ler post
Mais notícias
ler post

Fecomércio-RS aponta incertezas fiscais e cambiais como entraves para redução da Selic

  • 08/11/2026
ler post

Manutenção na Estação de Bombeamento do Faxinal pode causar interrupção no abastecimento de água neste domingo

  • 08/11/2026
ler post

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Século XX, em Caxias

  • 08/11/2026
Leia também
  • Juventude vence o Cuiabá e depende apenas de si na última rodada para garantir o acesso para a Série A
  • Ex-Ponte Preta é o novo reforço do Caxias para a temporada de 2027
  • Brigada Militar recupera materiais furtados avaliados em R$ 55 mil em Caxias do Sul
  • Brigada Militar prende casal por tráfico de drogas no bairro Centenário, em Caxias
  • Especial |Booktok: a influência dos criadores de conteúdo na relação dos jovens com a leitura
  • Leonardo Tonietto comenta sobre o reconhecimento do Juventude no futebol brasileiro
Últimos vídeos
  • JORNADA ESPORTIVA | CUIABÁ X JUVENTUDE | 07/11/2026Esportes · 08/11
  • CARROS & CIA 07/11/2026Jornalismo · 07/11
  • CQ7 + | 07/11/2026Jornalismo · 07/11
  • ESPORTES NA ONDA + LANCE DIRETO 06/11/2026Esportes · 07/11
  • DIA DO RADIALISTA COM JACOB HOFFMAN & PRIMEIRO ENCONTRO ARI SERRA | REPERTÓRIO 06/11Jornalismo · 07/11
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Rádio Caxias Rádio Caxias
  • Anuncie
  • Publicidade Legal
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

Lançamento

Livro Rádio Caxias 80 anos

Há 80 anos, a voz da cidade

Histórias inéditas, as vozes que marcaram gerações e fotografias raras de oito décadas da Rádio Caxias.

Onde comprar

🛒Livraria RossiCompre online · R$ 80,00› Livraria do Arco da VelhaPeça pelo WhatsApp (54) 99130-5985›
Prefere que a gente entre em contato? Deixe seu contato

13/03/2025 - Atualizado em 13/03/2025 - 15:52

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar