A trajetória do renomado pintor, Candido Portinari, será celebrada com a realização de uma palestra na noite desta sexta-feira (14), às 20h, no Bloco M (UCS Teatro) da Cidade Universitária. Já a exposição de seis gravuras originais do artista ficarão expostas durante toda a sexta-feira no saguão do teatro. Candido Portinari fez parte do período neorrealista, movimento artístico do século XX no Brasil. O evento marca as comemorações dos 60 anos do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul e faz parte das celebrações pelos 150 anos da Imigração Italiana no Rio Grande do Sul.
À frente do “Projeto Portinari”, desde 1979, o professor João Candido Portinari, filho do pintor, tem trabalhado para garantir que o legado do pai seja reconhecido e transmitido às novas gerações. Em entrevista para a Rádio Caxias, o professor disse que a iniciativa teve sua primeira manifestação visível em 1985, com a palestra e exibição do audiovisual “Brasil de Portinari”, que reunia os grandes temas abordados pelo artista, como a realidade social, histórica e religiosa do Brasil, além das imagens do campo, da cidade e da infância. Segundo João, o “Projeto Portinari” — que começou como uma pesquisa universitária na PUC do Rio de Janeiro — tem sido crucial para resgatar e preservar a memória das mais de 5,4 mil obras de Portinari espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, além de 30 mil documentos, 6 mil cartas e 12 mil recortes de periódicos.
Durante a entrevista, João Candido disse que abordará na palestra não apenas o impacto das obras de Portinari nas áreas de arte e cultura, mas também o impacto ético e humanista da sua obra, que busca sensibilizar as novas gerações para temas como justiça social, paz e respeito à vida. Ele cita como exemplo o projeto “Portinari nas Quebradas”, que leva as obras do artista a comunidades em situação de vulnerabilidade social no Rio de Janeiro, como o Complexo do Alemão e a Rocinha.
Além da palestra, o público poderá conferir uma seleção de gravuras do artista, que pertencem à família Portinari e fizeram parte da exposição “Portinari Ilustrador“, exibida na Embaixada do Brasil na Itália. Embora simples, com 6 unidades, João garante que as obras expostas oferecem uma rara oportunidade de observar a riqueza do trabalho gráfico do pai, muitas vezes, ofuscado por suas grandes pinturas e murais.
Serviço:
O quê: palestra com João Candido Portinari e exposição de gravuras de Candido Portinari;
Onde: UCS Teatro – bloco M do Cumpus-Sede da UCS;
Quando: dia 14 de março – a palestra começa às 20h (a mostra ocorre ao longo do dia);
Quanto: entrada gratuita – interessados em receber certificado de participação devem fazer inscrição prévia no site da UCS
Confira aqui a entrevista completa.