A tarde desta segunda-feira (10) marcou a retomada de um importante projeto de inclusão digital oferecido pela União das Associações de Bairros (UAB) de Caxias do Sul. Após cinco anos parado, o Tele Centro de Informática retomou as atividades com cerca de 77 pessoas matriculadas para uma das sete turmas disponíveis. Cada turma terá duas aulas por semana com duração de uma hora cada.
Cada grupo conta com 11 alunos, mesmo número de computadores disponíveis na sala organizada para as aulas. As turmas estão divididas com início às 14h, 18h e 19h de segunda a quinta-feira e uma turma aos sábados, das 9h às 10h. Todos os professores que vão ministrar um dos horários vão atuar de forma voluntária em prol da sociedade.
O presidente da UAB, Valdir Walter, descreve a felicidade de as aulas voltarem a acontecer dentro da sede. Ele destaca que a oportunidade vem para auxiliar pessoas de todas idades. Afinal, além de ensinar funções em sistemas básicos como Excel e Word, o curso também vai auxiliar os participantes com uso consciente das redes sociais, aplicativos bancários e instruções para não serem vitimas de golpes.
Hoje, as turmas estão com o número completo de alunos, mas conforme novos professores voluntários venham a ser recrutados novos horários podem ser abertos. As atividades são voltadas para toda a comunidade de Caxias do Sul. Ao final do curso os participantes devem receber um certificado de conclusão.