No dia 27 de fevereiro, em evento realizado no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a professora Maria do Carmo Quissini, docente da universidade, assumiu a presidência do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas para o biênio 2025-2027, tendo como vice o empresário Júlio Salecker, da cidade de Estrela. A Rádio Caxias entrevistou a nova presidente nesta quarta-feira (5).
Maria do Carmo já é atuante no Comitê, e na última gestão exerceu a função de secretária-executiva. Agora, como presidente, entende que o maior desafio será a articulação das ações previstas no Plano de Bacia dos Rios Taquari-Antas, com enfoque principal no eixo que trabalha com a questão de eventos climáticos.
A professora revelou que a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) vem realizando um estudo que foi cadastrado no PAC Seleções, do Governo Federal, para dizer o que precisa e quais recursos serão necessários para aplicar as ações necessárias.
O PAC Seleções é um programa do Governo Federal que seleciona obras e empreendimentos em áreas como saúde, educação, mobilidade e infraestrutura. O programa é um subconjunto do PAC do Governo Federal, que é coordenado em parceria com estados, municípios, setor privado e movimentos sociais.
A entrevista completa você confere aqui.