Nesta quinta-feira (27), ocorreu uma coletiva de imprensa na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar, onde o tenente-coronel PM Márcio Borba Fernandes falou sobre como será as questões de segurança no entorno do estádio Alfredo Jaconi para a decisão de sábado pelas semifinais do Campeonato Gaúcho, às 16h30.
“A Brigada, como de costume, ela faz o seu planejamento com base na magnitude do evento, com base nas informações que nós temos ao longo dos últimos dias. Então, da mesma forma como os demais eventos de futebol que nós temos ali nos últimos tempos ao longo do gauchão, nós com certeza fizemos um planejamento, tivemos a reunião preparatória com todos os envolvidos hoje que participarão ativamente ali da parte de segurança e controle de trânsito”, explicou Mario Fernandes.
O tenente-coronel complementou detalhando um pouco mais sobre o planejamento para o jogo de volta das semifinais do Gauchão entre Juventude e Grêmio: “tivemos a reunião preparatória com todos os envolvidos hoje que participarão ativamente ali da parte de segurança e controle de trânsito. Às 14 horas fizemos a reunião, com participação nossa própria, sob nossa presidência ali, contando também com a participação do batalhão de choque, que é o responsável pelo policiamento na parte interna do estádio. O batalhão de aviação que vai nos dar um suporte aéreo no dia do jogo, se as condições climáticas também assim o permitirem. E também com o pessoal do trânsito, do rodoviário estadual, para fazer o controle da chegada da torcida visitante, delegações, enfim. Então o nosso planejamento ele segue uma rotina, ele é precedido de estudos a respeito da magnitude do evento público,”
O comandante também falou a respeito de como vai ser feito, como que será o efetivo e também como que será feito as questões da segurança também da torcida adversária, tendo em vista que o presidente do Grêmio, Alberto Guerra, solicitou que o seu torcedor vá ao redor do estádio Alfredo Jaconi para acompanhar o jogo mesmo sem ingresso.
“Na reunião preparatória nós alertamos bem ambos os clubes ali, fizemos um destaque desse contexto que antecedeu ali, que está antecedendo o evento, então orientamos bem os clubes porque também ali estavam representantes das torcedores organizadas e essas representações elas são as primeiras responsáveis a levar para os seus integrantes aquela palavra assim “olha nós estamos ali”. Para um evento de futebol, eles serão os primeiros chamados por nós caso haja princípios ali de tumulto, eles serão os primeiros chamados pela brigada conforme foi acordado na reunião a prestar contas”, declarou o comandante.