Em 2024, Caxias do Sul emitiu 40 autos de infração por descarte irregular de lixo, com multas de até R$ 1.786. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) tem intensificado suas fiscalizações, com apoio da população, que tem denunciado infratores através de vídeos e fotos. A informação foi repassada durante entrevista ao Jornal da Caxias, pelo secretário municipal do Meio Ambiente, Ronaldo Boniatti. Ele ressaltou que, quando veículos são flagrados despejando lixo, a prefeitura, em parceria com o Secretaria de Trânsito, consegue identificar os proprietários e aplicar as multas.
Conforme o secretário, além das ações de fiscalização, a Prefeitura de Caxias do Sul está promovendo programas de educação ambiental para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos. O secretário também destacou que proprietários de terrenos baldios têm a responsabilidade de manter suas propriedades limpas, evitando que se tornem pontos de descarte irregular. Na opinião de Boniatti, a colaboração da comunidade é essencial para garantir uma cidade mais limpa e saudável. Ele ainda garantiu, durante entrevista para a Rádio Caxias, que a cidade também tem investido em tecnologia, como a instalação de câmeras de monitoramento, a fim de flagrar os responsáveis pelo descarte irregular de lixo pelas ruas da cidade.
Além da fiscalização da secretaria do meio Ambiente, o titular da pasta recordou que a Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca) tem sido uma parceira no sentido de auxiliar em minimizar as ocorrências contra o abandono de lixo em áreas públicas. Para ele a Codeca também realiza algo muito importante no sentido do recolhimento de materiais específicos e que por vezes a população não tem conhecimento. Um dos exemplos é o Ecoponto, que está localizado na Rota do Sol, para o descarte correto de móveis e eletrônicos.
Para denúncias, cada cidadão pode utilizar os canais de comunicação oficiais do município, o Alô Caxias (156) e ainda, o número de plantão da secretaria do Meio Ambiente (99929-4992), e na Codeca pelo e-mail ([email protected]) ou o Alô Codeca (3224-8000).