O delegado da Receita Federal em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos, fez um alerta importante sobre os golpes cibernéticos que se aproveitam de temas em alta, como o Imposto de Renda, para aplicar fraudes. Com a aproximação do início do prazo de declaração, previsto para começar em 15 de março e terminar no final de maio, ele prevê um aumento no número de tentativas de golpe relacionadas a CPFs bloqueados, dívidas em aberto e outros falsos problemas fiscais.
“Quando um tema está em evidência, como no caso do Imposto de Renda ou de declarações relacionadas ao CPF, é comum que golpistas tentem explorar essa situação para aplicar fraudes”, explicou Tessaro Ramos. Ele alertou que as mensagens fraudulentas podem se espalhar por e-mail, WhatsApp e até SMS, trazendo avisos falsos de bloqueio de CPF e cobranças de tributos inexistentes. Inclusive, recentemente, a Receita Federal emitiu um alerta sobre um novo golpe em que criminosos utilizam o nome do órgão para enviar e-mails fraudulentos às vítimas com supostas pendências no CPF. Contudo, o delegado destacou que a Receita Federal não envia mensagens com boletos, códigos de PIX ou links para pagamentos por e-mail, WhatsApp ou SMS. O delegado orienta que qualquer mensagem com essas características deve ser considerada um golpe. Ele indica ainda que, ao receber links, o cidadão verifique sempre o endereço, que deve ser gov.br para ser considerado oficial.
Ramos também alertou para aplicativos fraudulentos que imitam os da Receita Federal, como o “Meu Imposto de Renda”, mas que são falsos. “Antes de baixar qualquer aplicativo, o usuário deve checar se o desenvolvedor é de fato o governo federal, ou o SER, órgão responsável pelos sistemas de dados da Receita”, reforçou. Além disso, o delegado apontou que tentativas de golpes também envolvem compras internacionais. Golpistas podem enviar boletos falsos relacionados à “taxas de liberação” de encomendas nos Correios, mas a Receita esclareceu que, quando há tributos a serem pagos sobre importações, a cobrança é feita diretamente pelos Correios, via carta ou no site oficial, nunca por mensagens eletrônicas.
Em relação à consulta de pendências, Ramos destacou que o único canal oficial para o contribuinte acessar suas informações fiscais é o Portal e-CAC. Para acessar o portal, é necessário ter uma conta “gov.br” no nível prata ou superior. Em caso de dúvidas, o delegado aconselha que o cidadão procure um posto de atendimento da Receita Federal. A recomendação final é para que a população nunca forneça dados pessoais ou faça pagamentos baseados em solicitações recebidas por mensagens não solicitadas. “A Receita Federal nunca cobra diretamente através de WhatsApp, SMS, e-mail ou redes sociais. Todos os procedimentos oficiais acontecem por meio de canais seguros, como o portal ECAC”, concluiu.
Confira abaixo, na íntegra, as orientações do delegado