O ano de 2025 marca um momento histórico para o Rio Grande do Sul: os 150 anos da imigração italiana, cuja contribuição foi fundamental para o desenvolvimento do estado, especialmente na região da Serra Gaúcha.
Bento Gonçalves, reconhecida como a Capital Nacional do Vinho, tem suas raízes profundamente ligadas às tradições italianas, que ajudaram a moldar sua economia, cultura e identidade. Conforme oSecretário de Turismo, Evandro Soares, para celebrar a data, a prefeitura do município formou uma Comissão Municipal em sintonia com a Comissão Estadual, visando organizar eventos e atividades que exaltam a herança cultural italiana.
“Unimos todas as entidades e representantes da imigração italiana para realizar um trabalho conjunto, valorizando nossa história e cultura ao longo de 2025”, afirmou o Secretário de Turismo, Evandro Soares.
Ainda conforme o secretário, um dos marcos das celebrações é o lançamento do selo comemorativo, apresentado recentemente pela Comissão Municipal. Criado pela Secretaria de Turismo em parceria com a Assessoria de Comunicação Social, o selo simboliza a relação entre Brasil e Itália, utilizando as cores das bandeiras dos dois países e destacando o principal monumento da cidade, a Pipa Pórtico, localizada na entrada de Bento Gonçalves. O secretário explica que o selo será aplicado em todas as peças de divulgação das iniciativas comemorativas, reforçando a identidade visual das festividades.
Além do Bento em Vindima, o calendário para 2025 inclui uma série de eventos culturais, exposições, festivais gastronômicos e shows.
“A proposta é criar uma grande sinergia e celebrar este ano com muita alegria e trabalho, ressaltando o impacto da imigração italiana em nossa região e no estado”, destacou o Secretário.
A imigração italiana no Rio Grande do Sul teve início em 20 de maio de 1875, quando os primeiros imigrantes chegaram para estabelecer suas vidas e construir uma nova história. Em 2025, Bento Gonçalves promete ser palco de celebrações que honram este legado e reafirmam a contribuição dos descendentes italianos para o Brasil.