Em 11 de janeiro celebra-se o Dia do Combate à Poluição por Agrotóxicos. Estes produtos são utilizados na agricultura, em áreas de pastagens, ambientes urbanos, hídricos e industriais com o intuito de controlar insetos, instruções e aumentar a produtividade.
A origem dos dados remonta à publicação do Decreto nº 98.816 de 1989, que distribuiu normas mais rígidas para o registro, controle, inspeção e fiscalização de agrotóxicos, seus componentes e produtos derivados. Apesar disso, após 32 anos, a situação ainda é preocupante: o Brasil se mantém como líder mundial no consumo dessas substâncias.
Visando reduzir o uso desses produtos para proporcionar mais saúde para eles próprios e para a população, muitos agricultores optaram pela produção orgânica, ecológica, sem o uso de agrotóxicos. Na Serra Gaúcha, existe a Feira Ecológica de Caxias do Sul, que reúne produtores rurais de toda a região para vender frutas e verduras por eles cultivadas.
Uma das colaboradoras da Feira Ecológica de Caxias do Sul é a enfermeira e produtora rural, Danieli Toniello Sturmer, da cidade de Feliz. Ela conta que há 24 anos seus pais optaram por cessar o uso de agrotóxicos em um tempo que, segundo ela, as pessoas acreditavam que a produção orgânica não era rentável, mas ela percebeu que isso não era verdade.
Danieli, que é formada em enfermagem, realizou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com a pesquisa “Saúde do Agricultor em Exposição ao Uso do Agrotóxico”. Ela conta que descobriu muito sobre a utilização desses produtos e sobre os malefícios que eles causam as pessoas, principalmente dos agricultores. De 15 agricultores que ela acompanhou na cidade de Feliz, nove estavam tratando problemas de pele por conta do uso dos agrotóxicos.
Orlando Michelli, ativista da causa ambiental desde os anos 1970 e que faz parte do Grupo Ecovida de Agroecologia, afirma que os agrotóxicos são extremamente poluentes para o meio-ambiente, principalmente para a água, e também para a terra, que avaba tendo seus nutrientes mortos.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU é a redução do uso de agrotóxicos. A meta é diminuir significativamente, até 2030, o número de mortes e doenças causadas pelo seu uso, além de reduzir a contaminação e poluição do ar, água e solo.