Bento Gonçalves se prepara para celebrar a época mais festiva do ano para o município, quando ocorre a colheita das uvas. A programação do Bento em Vindima está marcada para acontecer a partir deste sábado, 11 de janeiro até 23 de março com festividades que serão realizadas nas rotas turísticas do município e na zona urbana, no ano que se celebra os 150 anos da imigração italiana. A cerimônia oficial de abertura da Colheita da Uva 2025 e do Bento em Vindima ocorre no dia 16 de janeiro, no Distrito de Faria Lemos.
Um dos momentos mais esperados da festa acontece nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. É o Festival da Agroindústria Familiar Encantos da Terra, que tem por objetivo valorizar o trabalho rural e os produtos produzidos pela agroindústria familiar, remetendo à tradição e ao cuidado com as localidades do interior onde vivem. Filó italiano, armazém colonial, pisa da uva e atrações culturais são algumas atrações.
O secretário de Cultura e Turismo de Bento Gonçalves, Evandro Manes Soares, destaca que está sendo feito um grande trabalho para a realização do evento. Ele também pontua que essa festa tem um teor maior de importância por tudo que o estado passou em 2024.
Até o momento foram confirmadas para o Bento em Vindima a participação de 13 agroindústrias, dos mais variados segmentos. Serão comercializados pães, cucas, bolos, grostoli, massas congeladas, agnolini, biscoitos, geleias, pizzas, amendoim caramelado, foccacia, risoles, polenta, dentre outros.