Nesta semana, a CBF anunciou a mudança em duas regras do regulamento da Copa do Brasil para 2025. A vantagem de empate ao visitante na primeira fase não existe mais. Além disso, a partir dessa temporada, os jogadores poderão atuar por mais de um clube na mesma edição da competição.
A Confederação Brasileira de Futebol alterou o regulamento da primeira fase, a partir desta temporada, os clubes visitantes não possuem mais a vantagem do empate no tempo regulamentar. Em caso de igualdade no placar, a classificação para a próxima fase vai ser definida após cobranças de pênaltis.
Até 2024, as equipes dos potes A, B, C e D, as melhores ranqueadas, jogavam fora de casa e possuíam a vantagem do empate. A regra existiu nas últimas oito edições do torneio. As duas primeiras fases da Copa do Brasil são disputadas em jogo único e, a partir desse ano, ambas serão decididas nas cobranças de pênaltis, em caso de empate. A partir da terceira fase, os confrontos serão de ida e volta.
Além disso, CBF também autorizou que um jogador atue por mais de um clube na Copa do Brasil. Entretanto, há restrições para que isso ocorra. A primeira limitação é que essa liberação só vai ser aplicada aos jogadores que tenham atuado pelo primeiro time apenas nas duas primeiras fases da competição.
Segundo a Confederação Brasileira, “atuar”, entende se como o ato do jogador ter, de fato, entrado em campo, seja desde o ponta pé inicial, ou entrando no decorrer do jogo. Assim, um atleta que tenha atuado nas duas primeiras fases, mas que ficou no banco de reservas sem ser acionado, segue livre para defender outro clube ao longo da competição.
Para mais disso, um jogador só poderá defender dois clubes, no máximo, na competição. Já as equipes estão liberadas para inscrever até três atletas que já tenham defendido outras equipes na competição.
Ao todo, 80 clubes irão participar da primeira fase da Copa do Brasil 2025. A divisão dos potes da competição segue o posicionamento dos clubes no Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. O Juventude está no pote A da Copa do Brasil, enquanto o Caxias está no pote D da disputa nacional.