O Caxias vai para a quinta semana de pré-temporada e faltam três semanas para o início do Campeonato Gaúcho 2025. Após a disputa da série C do Campeonato Brasileiro do ano passado, o Caxias passou por uma grande mudança. Muitos atletas deixaram o estádio Centenário e só oito permaneceram. Com isso, 18 atletas já foram anunciados e nos próximos dias mais um será oficializado. O técnico Luizinho Vieira chegou após Thiago Gomes ser desligado.
Já são 32 dois dias de preparação e a equipe fez dois jogos-treino. O primeiro foi contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, onde o Grená venceu por 1 a 0; depois venceu o Caravaggio-SC, em Gramado, por 4 a 2. Luizinho utilizou um time para o primeiro tempo e outro para os últimos 45 minutos.
Os times do novo técnico grená são conhecidos pela intensidade e a forma ofensiva de jogar. Luizinho não está perdendo tempo para encaminhar o time titular para a estreia do Gauchão, na semana do dia 22. O time que vai se desenhando para a estreia (com base nos primeiros dois jogos-treinos), tem: Victor Golas; Thiago Ennes, Douglas, Lucas Cunha e Marcelo Nunes; Mantuan (Matheus Cuiabá), Vini Guedes e Tomas Bastos; Calyson, Richard e Welder.
Após o último jogo-treino do Caxias, o treinador avaliou o momento da preparação da equipe:
“A intensidade dentro da preparação está excelente. Voltar no dia 2 para a gente poder fazer mais dois amistosos, mas também já começar a programar o início da competição”.
“Estou muito otimista, as coisas estão fluindo com mais facilidade ainda, de poder se achar, de poder criar as combinações, principalmente dentro desse bloco um pouco mais baixo que fizemos contra o Caravaggio”, completou o técnico grená”.
Nos primeiros jogos o treinador vem utilizando o esquema 4-3-3, utilizado pelo próprio técnico em outras equipes que comandou.
“Mas como modelo de jogo eu já venho trabalhando há um bom tempo, pelo menos desde 2019, dentro de uma ideia central, então a gente já chega dentro de uma pré-temporada. Não vou perder muito tempo em relação a alguns trabalhos. Muito pelo contrário, já puxamos esse trabalho específico com a ênfase da parte física, mas também voltado para o modelo de jogo. Para a parte tática aproximamos esse entrosamento que é bom e principalmente porque trabalhamos muito em silêncio, como eu falei até na minha apresentação”
Para finalizar, Vieira comenta sobre a montagem do elenco e da característica do elenco:
“Montar o elenco com características específicas para a gente ser um time chato, um time que vai propor jogo, que vai ser muito intenso. E eu acho que a gente conseguiu fazer uma boa montagem. Claro que essa preparação, como eu falei, é fundamental para a gente poder começar bem o ano”.
O elenco do Caxias volta aos trabalhos nesta quinta-feira (02), no período da tarde, visando confronto contra o Caravaggio, do dia 8, às 20h, em Nova Veneza, Santa Catarina.