Em dezembro as cidades começam a ter um brilho diferente. Quando bate o sino e você encontra laços vermelhos, pisca-pisca nas janelas, pinheiros nas vitrines é sinal que a data esperada por muitos está próxima e outra vez é Natal.
Foi a partir do século IV, quando o papa Júlio I estabeleceu o dia 25 de dezembro como momento de celebração pela chegada do menino Jesus Cristo, que o Natal começou a se transformar no que conhecemos atualmente. E depois de muitas tradições criadas e celebradas, os rituais natalinos se transformaram em algo universal, mas ao mesmo tempo com um sentido singular para cada ser humano. Foi pensando nisso que a Rádio Caxias buscou entender: o que é o Natal?
A última voz que você ouviu é do filósofo e escritor, Gilmar Marcílio, quando questionado sobre porque é importante vivenciar esta data o escritor reforça a habilidade que o ser humano tem de absorver as tradições.
Quando ouvimos a população percebemos a vontade de continuar propagando esses valores para a próxima geração. Afinal, enquanto o ano termina e nasce outra vez, criamos memórias. Seja num almoço em família, em um amigo secreto, ou na hora de decorar a casa, são esses momentos simbólicos que criam e alimentam nossas emoções. São nesses fragmentos que podemos perceber o nosso envolvimento quanto seres pertencentes a uma realidade e que uma total independência é uma mera ilusão. Isso porque, de acordo com Gilmar, todas essas memórias afetivas têm poder sobre a nossa mente.
Apesar das diversas interpretações e importâncias que a data pode ter para cada um, para além de um feriado, o Natal é uma oportunidade de agradecer por quem está ao nosso lado, celebrar em união as histórias compartilhadas e criar memórias que serão eternizadas.
Nesta data especial a Rádio Caxias deseja um Feliz Natal para todos. E principalmente que Papai Noel traga felicidade e renovação, que em 2025 a gente possa fazer como se fosse um Natal todo dia.