Após um hiato de oito anos, o espetáculo Som & Luz volta a abrilhantar a Festa da Uva. Desta vez, trazendo uma abordagem renovada que busca destacar a rica diversidade cultural de Caxias do Sul. Em uma entrevista coletiva realizada nesta terça-feira (06), no Parque de Eventos, os responsáveis pela peça revelaram os novos elementos incorporados ao espetáculo, que promete encantar e emocionar o público.
A edição desse ano é chamada de “Oblivio” busca ser uma homenagem à memória e à diversidade que constituem Caxias. O nome faz referência ao esquecimento, serve como lembrete de que cada parte integrante da cidade tem importância e não pode ser esquecida. Uma celebração da cultura, um resgate histórico e uma experiência única aguardam os espectadores na Festa da Uva deste ano.
O enfoque principal da peça, que será dividida em capítulos, busca resgatar e enaltecer a contribuição dos povos originais, imigrantes italianos e outros grupos que moldaram a identidade única da cidade. Os capítulos exploram temas como a fé e esperança, a importância do trem e da indústria na história local, os impactos da guerra, e, finalmente, celebram a festa e a alegria de todos que compõem Caxias do Sul.
O espetáculo da ênfase na comunicação visual. Além de contar com a presença da Língua Brasileira de Sinais (Libras), a peça traz uma trilha sonora original que intensifica a experiência sensorial dos espectadores.
Com a participação de atores, dançarinos e uma equipe de som e luz, “Oblivio” mantém seu foco na Festa da Uva, não sendo, por enquanto, ampliado para outros eventos da cidade. A proposta é oferecer uma visão mais ampla e inclusiva, contando com a participação de todos os segmentos da comunidade.
Diretora Artística, Zica Stockmans ressalta que o espetáculo parece oferecer uma experiência única e envolvente, combinando elementos visuais, sonoros e narrativos de maneira inovadora. Zica exalta a diversidade cultural e a abordagem eclética prometem proporcionar ao público uma experiência rica e estimulante.
A secretária da Cultura, Cristina Calcagnotto, exalta o espetáculo afirmando que ele traz uma abordagem inovadora e uma energia positiva para a Festa da Uva. A colaboração entre diferentes entidades traz entusiasmo de que o evento será uma atração que vai enriquecer a celebração.
Em caso de chuva, a peça não poderá ser executada, e os organizadores asseguram a devolução dos ingressos. A narrativa será conduzida por uma personagem ao vivo, enquanto narração será gravada por questões técnicas, mantendo a qualidade do espetáculo.
Durante a coletiva os músicos da peça, Beto Scopel, Rafa De Boni e Vitinho Manske, fizeram uma pequena apresentação de uma das trilhas sonoras criadas especialmente para o espetáculo.
Datas:
16/02 (sexta-feira) – estréia para convidados
18/02 (domingo)
19/02 (segunda-feira)
20/02 (terça-feira)
22/02 (quinta-feira)
23/02 (sexta-feira)
24/02 (sábado)
26/02 (segunda-feira)
27/02 (terça-feira)
29/02 (quinta-feira)
01/03 (sexta-feira)
Horário: 20h
Local: Jardins das Réplicas de Caxias do Sul de 1885, no Parque de Eventos da Festa da Uva
Ingressos: No site www.sesc-rs.com.br/espetaculosculturais ou no Sesc Caxias do Sul (Rua Moreira Cesar, 2462) por a partir de R$5
Informações: Pelo telefone (54) 3209-8250, WhatsApp (54) 97400-6473 e redes sociais do Sesc Caxias do Sul
Ficha técnica:
Direção Artística: Zica Stockmans
Idealizador do projeto Oblívio: Guilherme Montanari
Projeto de iluminação: Fernando Ochôa
Produção Musical e Trilha Sonora: Beto Scopel e Rafa De Boni
Texto: Odelta Simonetti
Locução: Sandro Martins
Coreografia: Juliano Dias e Uyara Camargo
Elenco:
J.Dance Estúdio de Dança
Studio Yalla
Assaury Gonçalves
Jenifer Bonho
Michael de Vargas
Paula Giusto
Uyara Camargo
Artistas Circenses: Carla Vanez, Leonardo Coinoski e ThonyKazuli
Músicos: Beto Scopel, Rafa De Boni e Vitinho Manske
Técnico de som: Kiko Duarte
Técnico de luz: Adelmir Matana
Produção: Tem Gente Teatrando
Assessoria histórica: Renata Costa
Realização: Festa Nacional da Uva e Sistema Fecomércio-RS/Sesc Caxias do Sul