Na noite desta quinta-feira (24), ocorreu a cerimônia de lançamento da 11ª edição da Aldeia Sesc. O evento realizado na sede do Sesc Caxias do Sul, contou com a presença de autoridades e artistas culturais locais. Em sua 11ª edição, a Aldeia Sesc Caxias do Sul incorpora este ano a temática “Fronteiras”, buscando refletir sobre os limites, convergências e divergências entre os conceitos, relações e valores socioculturais na sociedade contemporânea.
Com uma extensa programação totalmente gratuita, o Festival que será realizado entre os dias 4 e 10 de novembro, é reconhecido como uma das maiores iniciativas no segmento artístico do país, reunindo, conectando e promovendo o encontro das mais diversas linguagens artísticas: artes cênicas, música, literatura e artes visuais. A diretora geral do Sesc Caxias do Sul, Liziane Mieres, destacou o tema escolhido como forma de expandir e disseminar a cultura.
Durante a cerimônia também ocorreu a consagração dos guardiões da 11ª edição. A cada edição são escolhidas pessoas da comunidade, tendo em vista sua contribuição junto a cultura e a sociedade, pelas suas lutas cotidianas e sua trajetória no meio cultural. Neste ano, os nomes escolhidos foram: Robson Cabral, Idalice Manchini, Samuel Sodré, Lucio Yanel e Luciana Stello.
Promovida pelo Sistema Fecomércio/Sesc, a Aldeia é realizada em 40 cidades em todo o país, sendo que no Rio Grande do Sul, são cinco cidades que recebem o projeto: Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Passo Fundo e Santa Rosa. Em Caxias, ao todo, serão mais de 50 atividades culturais, incluindo apresentações artísticas, oficinas e atrações musicais, entre elas, os shows de Cesar Oliveira e Rogério Melo e Vitor Kley.