Segundo a Secretaria da Saúde (SMS), essa alteração se deve à maior disponibilidade de doses. No entanto, todos os públicos-alvo permanecem os mesmos. Essa ampliação de locais de imunização no Município contra Covid-19 acontece a partir do dia 06 de fevereiro e vale para crianças de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias. Com isso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto Esplanada, passam a aplicar a vacina, as terças-feiras e a cada 15 dias.
A diretora técnica da Vigilância Epidemiológica, Magda Beatris Teles, explica que, antes essa vacina era aplicada apenas nas UBSs de horário estendido e por agendamento, devido ao estoque restrito de doses. E que essa alteração pretende disponibilizar o imunizante em todas as regiões da cidade. O imunizante utilizado para realizar essa cobertura vacinal é o da Pfizer Baby.
Conforme Magada, essa ação vem a complementar a nota técnica do Ministério, que torna a Baby uma vacina de rotina para esse público. Além disso, ainda deve facilitar o acesso dos pais aos locais de vacinação permitindo, inclusive, sanar eventuais dúvidas sobre o imunizante.
A Vigilância Epidemiológica reforça que não há alterações em públicos-alvo, nem nos demais cronogramas de aplicação. No entanto, a vacinação pode sofrer alterações, como em outros momentos, conforme a adesão da população e a disponibilidade de doses. No site da Rádio Caxias você encontra os locais e datas para aplicação.
Veja abaixo os públicos contemplados para covid-19, locais e datas para aplicação:
Público infantil no calendário vacinal de rotina: crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.
Orientação: 3 doses no total (intervalos de 4 semanas entre 1ª e 2ª doses e de 8 semanas entre 2ª e 3ª doses).
Crianças dessa faixa etária que já tomaram as 3 doses não precisam repetir.
Onde e quando ir:
Nas terças-feiras em todas UBSs (sempre a cada 15 dias)
OBS: exceto Esplanada
A partir de 06/02
Datas para fevereiro e março: 06/02, 20/02, 05/03, 19/03
Recomendação para demais públicos prioritários:
– Gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas de 60 anos ou mais e imunocomprometidos.
Orientação: uma dose a cada 6 meses.
– Trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas de menos de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua.
Orientação: uma dose ao ano.
Onde e quando ir:
Segundas e sextas nas seguintes UBSs:
– UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alta, Planalto, Planalto-Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo, Serrano: 8h às 15h.
– UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.
Orientação para outros públicos:
– Pessoas de 5 anos ou mais nunca vacinadas: podem tomar duas doses (intervalo de 4 semanas entre cada uma)
– Pessoas de 5 anos ou mais que só tomaram uma dose: podem tomar mais uma dose.
Onde e quando ir:
5 a 11 anos: agendar nas UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon e Vila Ipê.
12 anos ou mais:
Segundas e sextas nas seguintes UBSs:
– UBSs Centro de Saúde, Cristo Redentor, Fátima Alta, Planalto, Planalto-Rio Branco, Rio Branco, Santa Lúcia Cohab, São Caetano, São José, São Leopoldo, Serrano: 8h às 15h.
– UBSs Cinquentenário, Cruzeiro, Desvio Rizzo, Eldorado, Reolon, Vila Ipê: 8h às 19h.
OBS: pessoas de 5 anos ou mais que já tomaram no mínimo 2 doses e não fazem parte de nenhum grupo prioritário NÃO PRECISAM TOMAR REFORÇOS.