O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, repassou R$ 24 milhões ao Estado do Rio Grande do Sul para a execução da ponte sobre o rio Taquari, na ERS-431, entre os municípios de Bento Gonçalves e São Valentim do Sul. O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, destaca a importância do aporte para o restabelecimento de conexões no estado, “esta é uma obra muito esperada e com um impacto tremendo no restabelecimento da infraestrutura do estado. Esta estrutura é vital para a região, tanto para a circulação de pessoas como para o escoamento da produção agrícola e industrial”.
A ERS-431 é a principal conexão entre a rodovia BR-470, em Bento Gonçalves, e a ERS-129, em Dois Lajeados, interligando também os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. Passam pela rodovia produtos agrícolas, metalmecânicos e moveleiros. “Esta ponte significa muito para a região por que ela impacta em empregos, em renda, em desenvolvimento para as cidades”, ressalta Maneco Hassen, secretário da Casa Civil para Reconstrução do Rio Grande do Sul.
A nova ponte, com 320 metros de extensão, será construída no Km 23 da ERS-431. Além da ponte, o projeto inclui ainda a construção de novos acessos ao longo de um trecho de 724 metros.