A 19ª edição do Casamento Comunitário de Caxias do Sul encerrou as inscrições no último dia 31 de outubro e registrou crescimento no número de participantes em comparação com o ano passado. Ao todo, foram 93 inscritos, contra 88 na edição anterior. Os interessados formalizaram as inscrições por meio dos cartórios distritais e da sede da União das Associações de Bairros (UAB).
A preparação dos noivos para o dia do sim começa antecipadamente. Entre os serviços disponibilizados está o empréstimo de trajes aos casais que não têm condições de comprar ou alugar as roupas para a cerimônia. Além disso, o evento conta com decoração, música, maquiagem e outros itens necessários para a celebração. Conforme a coordenadora Rojane Branco, após o encerramento das inscrições, o momento é de organização dos preparativos.
Uma reunião está prevista para este mês, na Câmara de Vereadores, com a participação dos noivos e dos cartórios, para dar andamento ao processo de habilitação dos casais. Ela ressalta que, posteriormente, serão organizadas as etapas finais, incluindo a definição dos itens necessários e o empréstimo de roupas, que também contempla os familiares dos noivos. Outro destaque desta edição é o perfil dos participantes, sendo cerca de 70% estrangeiros e jovens.
Para realizar a inscrição no Casamento Comunitário, a documentação exigida variou conforme o estado civil dos noivos. A cerimônia de 2026 será realizada no dia 12 de dezembro, na Vila Olímpica da Universidade de Caxias do Sul (UCS).
