Campanha municipal promove ações de saúde, inclusão e combate ao etarismo; encerramento terá competição com atletas idosos de três estados.
O Outubro Prateado entra nos últimos dias de programação em Caxias do Sul com atividades voltadas à valorização da pessoa idosa e à promoção do envelhecimento saudável. O encerramento da campanha ocorre no dia 31 de outubro, a partir das 8h, com o Campeonato Sul-Brasileiro de Câmbio, modalidade de vôlei adaptado para a terceira idade.
Os jogos serão realizados no Sest/Senat, no bairro Pioneiro, e no Ginásio Vasco da Gama. A competição reunirá 32 delegações do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, com cerca de 480 atletas idosos, incluindo participantes de até 100 anos. A expectativa é de que o evento movimente aproximadamente 700 pessoas na cidade.
Promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Coordenadoria da Pessoa Idosa e da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC), o Outubro Prateado busca defender os direitos da população com 60 anos ou mais, combater o etarismo e incentivar o respeito, a autonomia, a segurança e a participação social.
Segundo o coordenador da Coordenadoria da Pessoa Idosa, Luiz Carlos da Cruz Silva, o esporte e a convivência são fundamentais para a qualidade de vida na velhice. Além de contribuírem para a saúde física e mental, essas atividades fortalecem vínculos sociais e ajudam a prevenir o isolamento.
Ao longo de outubro, a programação contempla iniciativas nas áreas de saúde, inclusão digital, cultura, esporte e cidadania. Entre as ações estão atividades educativas sobre envelhecimento saudável e o Curso Celular Seguro, voltado à orientação para identificar tentativas de golpes por mensagens e ligações telefônicas.
O município também destaca medidas para ampliar o atendimento domiciliar por meio do programa PAD Brasil, com equipes multiprofissionais, além do fortalecimento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa. A proposta prevê a articulação entre as áreas de saúde, assistência social e segurança pública para ampliar a prevenção e a proteção desse público.
Entre os desafios estão a ampliação do acesso aos serviços de saúde e assistência social, a melhoria da acessibilidade e o enfrentamento à violência e ao preconceito relacionado à idade.
Neste ano, o Outubro Prateado tem como tema “Cultura que une, histórias que transformam”, com o objetivo de valorizar as experiências de vida da população idosa e incentivar uma mudança cultural baseada na educação, no respeito, na empatia e no reconhecimento dos direitos das pessoas com 60 anos ou mais.
A programação conta com a participação de órgãos públicos, entidades assistenciais, instituições de ensino e organizações da sociedade civil. O campeonato de câmbio marca o encerramento das atividades e reforça a importância do esporte e da convivência para um envelhecimento ativo e saudável.
Mais informações podem ser obtidas junto à Coordenadoria da Pessoa Idosa pelos telefones (54) 3218-6000, ramal 7714, ou (54) 98449-7959.



Confira os últimos dias da programação
28/10 (09h30): Fórum “Nutrição na Terceira Idade: alimentação, autonomia e qualidade de vida”, na APADEV.
28/10 (13h30): Palestra “Movimento que Transforma: Atividade física na terceira idade” com a assistente social Rita Irigoyen e convidados na APADEV.
31/10 (a partir das 08h): Campeonato Sul-Brasileiro de Câmbio, modalidade de vôlei adaptado para a terceira idade, no Sest/Senat, no bairro Pioneiro, e no Ginásio Vasco da Gama.



