O Departamento de Proteção Animal (DPA), da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), realizou o resgate de um animal silvestre nativo na tarde desta terça-feira (6), em Caxias do Sul. Acionada pelo Corpo de Bombeiros, a equipe foi até a RS-453, a Rota do Sol, no bairro São Ciro, onde encontrou uma coruja da espécie mocho-diabo, aparentemente desnorteada, às margens da rodovia.
Segundo a equipe, o animal provavelmente havia batido a cabeça e ficado desorientado. A coruja foi recolhida e passou por avaliação dos veterinários do DPA. Em seguida, foi encaminhada a um criador, onde deve permanecer em observação e descanso. A previsão é de que o animal seja devolvido à natureza nesta quarta-feira (7).
O mocho-diabo recebe esse nome devido à coloração escura e aos olhos que apresentam um vermelho brilhante quando refletem a luz, característica que remete à figura de um “demônio”. Os machos costumam ser menores e mais leves que as fêmeas.
A ave pode atingir até 38 centímetros de comprimento e possui grandes penachos na cabeça, disco facial e partes superiores negras. A parte inferior do corpo é estriada e a íris é amarela. A espécie habita áreas de cerrado e florestas de pinheiros e é encontrada nas regiões Amazônica, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.



