Já pensou em ser surpreendido com a notícia de que você teria diria a um cashback de até R$ 10 mil? Contudo, para ter acesso a esse dinheiro seria necessário depositar um valor simbólico, em média de R$ 500, para liberar o acesso. Pois, isso tem acontecido com muita frequencia, em Caxias do Sul, há pelos menos uns oito meses, porém, se trata de um golpe que usa nomes de personalidades públicas, a exemplo do deputado, Celso Russomanno e do apresentador, Willian Bonner, para roubar não apenas o dinheiro de consumidores mas, também, os dados pessoais.
Quem faz o alerta é o diretor do Procon, Jair Zauza, ele esclarece que a utilização de figuras públicas, como Luciano Hang, e o uso de ferramentas de inteligência artificial acabam endossando a informação fraudulenta. Situação que demonstra como os criminosos têm usado de artifícios cada vez mais requintados para aplicar golpes, por isso é preciso ficar atento para não cair nessas falcatruas.
O gerente do Procon faz alertas importantes para não cair neste tipo de golpe, sendo que o mais importante é desconfiar, sempre, de ofertas muito vantajosas. Afinal, a prevenção ainda é o melhor remédio e o Procon nem sempre consegue atuar nestes casos de crimes virtuais, por falta de ingerência, sendo necessário também procurar delegacias especializadas em crimes virtuais.
Além disso, segundo Zauza, criminosos também têm se passando por instituições de crédito, a exemplo do Serasa, oferecendo supostas indenizações, por conta do vazamento de dados, outro golpe e que tem lesado muitos consumidores.