O prefeito Adiló Didomenico será painelista da sessão Governança Climática Multinível e Multisetorial para a Adaptação e Resiliência, organizada pelo Governo do Rio Grande do Sul na COP28, em Dubai. O encontro, a partir das 19h locais (12h no horário de Brasília) deste domingo, reúne líderes locais, regionais e nacionais brasileiros, além de organismos internacionais, para discutir o papel crítico do trabalho integrado entre os diferentes níveis de governo e setores da sociedade, para proteger a população e as infraestruturas dos riscos climáticos imediatos e futuros.
No evento deste domingo, Adiló apresentará o Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA), que motivou o convite para estar em Dubai. O prefeito participa da 28ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) com todas as despesas pagas pelos organizadores. No sábado (02), o prefeito foi entrevistado pela Diretora de Comunicação da Fundação SOS Mata Atlântica, Afra Balazina, para explicar o projeto caxiense.
Realidade gaúcha
O Estado do Rio Grande do Sul enfrenta severas consequências da crise climática, tendo recentemente vivenciado uma das maiores ondas de desastres naturais de sua história – e uma das maiores do país – decorrentes de fortes chuvas e alagamentos em 2023. O evento se insere também no contexto da Coalizão para Parcerias Multiníveis de Alta Ambição (CHAMP) lançada pela Presidência da COP28, reforçando os mecanismos de ação climática dos diferentes níveis de governo para alcançar as metas do Acordo de Paris, e acelerar o financiamento climático para as cidades e governos subnacionais responderem à crise climática.
O evento tem como objetivo apresentar os esforços e estratégias de diferentes atores governamentais e organismos internacionais, bem como propor soluções e parcerias multinível e multisetorial, para o planejamento, financiamento e implementação de estratégias para a adaptação e resiliência climáticas. Os principais pontos de discussão são governança multinível, resiliência climática, adaptação às mudanças climáticas, financiamento climático e redução dos riscos de desastres.
Os participantes da sessão serão os seguintes:
● Gabriel Souza, vice-governador do Rio Grande do Sul
● Thelma Krug, vice-presidente do The Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC)
● Yunus Arikan, diretor de advocacia local do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade
● Marjorie Kauffman, secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura do Rio Grande do Sul
● Rodrigo Corradi, secretário executivo adjunto do ICLEI América do Sul
● Adiló Didomenico, prefeito de Caxias do Sul
● Marcos Garcia, secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre
● Nahuel Garcia, Chefe do UNDRR (Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres) para as Américas e Caribe
● Niels Holm-Nielsen, Chefe do GFDRR (Mecanismo Global para Redução e Recuperação de Desastres) do Banco Mundial
● Embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores