A sessão desta quarta-feira (1) marcou o início da vigência do novo Regimento Interno da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. Entre as mudanças, a sessão do meio da semana passou a contar com votações. Na pauta estavam dois pedidos de informações ao Executivo que foram reprovados.
O primeiro deles, de autoria do vereador Lucas Caregnato (PT), buscava informações detalhadas ao poder Executivo e à Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul (Codeca). O documento questionava acerca da situação econômica, financeira, administrativa, operacional e estrutural da companhia, incluindo contratos, prestação de serviços, cargos em comissão, estudos sobre eventual privatização, governança, planejamento estratégico e medidas de recuperação econômica.
O diretor-presidente da Companhia, Milton Balbinot, já compareceu à Casa para prestar informações após convocação, contudo, o autor ressaltou que o requerimento se tratava de um pedido técnico. Já Rose Frigeri (PT) disse que a explanação do diretor na Casa foi curta.
Já o segundo pedido rejeitado, de autoria do Capitão Ramon (PL), requeria informações sobre o cronograma das obras de reforma da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Covolan. Ambos os temas, Codeca e educação, geraram debate entre os vereadores.
Além disso, o líder do governo na Casa, Calebe Garbin (PP), voltou a criticar o grande número de pedidos de informações que estão sendo elaborados pelo Legislativo. Ele apontou que há outras formas de buscar informações junto à Prefeitura, sem ser por meio de requerimento no plenário.
O assunto foi rebatido de forma mais contundente por Lucas Caregnato, autor de um dos pedidos negados. Ele disse que os colegas da base estão virando as costas para o princípio da publicidade e que a resposta da oposição será no mesmo nível.
O debate entre Lucas e Calebe continuou ao longo dos trabalhos. Na pauta desta quarta também foi votada a denominação de uma via pública no loteamento San Paolo.
