O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) informou, na manhã deste sábado (27), que realizou um descarte no reservatório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Parque da Imprensa. A medida faz parte das ações de limpeza e manutenção adotadas para garantir a qualidade, a segurança e a potabilidade da água distribuída, mas provocou a redução do nível do reservatório da Zona Leste, localizado no bairro Bela Vista. Em razão da intervenção, pode haver intermitência no abastecimento de água nos bairros Cruzeiro, Bela Vista, Sexta Légua, São Virgílio e Altos de Galópolis. A expectativa é de que o fornecimento seja restabelecido gradualmente ao longo do dia.
Segundo o Samae, o descarte integra as ações preventivas para evitar problemas de coloração na água distribuída à população. Desde a última semana, moradores de diferentes bairros de Caxias do Sul relataram alterações na coloração da água. Conforme a autarquia, a mudança é resultado da combinação de três fatores: as baixas temperaturas, o nível reduzido das represas e a presença de ferro e manganês, minerais naturais encontrados no solo da região.
De acordo com o Samae, o frio provoca o fenômeno conhecido como inversão térmica, fazendo com que a água das camadas mais profundas dos reservatórios, onde há maior concentração desses minerais, se misture à água da superfície. Além disso, os baixos níveis das represas exigem a captação de água em profundidades maiores. A autarquia ressalta que, apesar da alteração na coloração, a água continua sendo monitorada e tratada dentro dos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos reguladores, permanecendo própria para o consumo humano.
