A Prefeitura de Caxias do Sul oficializou a contratação da empresa BJ Queiroz Engenharia e Construções Ltda para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ipê, no bairro Santa Fé. A contratação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (25) e o contrato foi assinado nesta sexta-feira (26). A obra representa um investimento superior a R$ 3 milhões e beneficiará cerca de 12 mil moradores atendidos pela unidade.
A contratação ocorreu por meio de dispensa de licitação, após a concorrência eletrônica aberta no início de junho não receber propostas compatíveis as exigências do certame. Segundo o secretário municipal da Saúde, Rafael Bueno, a nova unidade atenderá uma lacuna histórica da comunidade, melhorando as condições de trabalho e de acesso à saúde.
A nova UBS contará com investimento de aproximadamente R$ 3 milhões. Desse total, R$ 2.665.793 são provenientes de emenda da deputada federal Denise Pessôa, R$ 117.829 de emenda da deputada federal Daiana Santos, além de uma contrapartida do município que poderá chegar a R$ 515 mil.
O projeto prevê a construção de uma unidade com 692,21 metros quadrados de área construída, classificada como UBS de porte III, modelo de grande porte desenvolvido pelo Ministério da Saúde. A estrutura terá capacidade para abrigar simultaneamente até três Equipes de Atenção Básica e Estratégia Saúde da Família, ampliando a capacidade de atendimento da rede municipal.
A ordem de início dos trabalhos deve ser assinada nos próximos dias. A expectativa da Secretaria Municipal da Saúde é de que a obra seja concluída em até 18 meses, substituindo completamente a atual estrutura da UBS Vila Ipê e oferecendo melhores condições de atendimento à população e de trabalho às equipes de saúde.
