O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs) promoveu nesta quarta-feira (13), no UCS Teatro, a 6ª edição do Simecs Transforma. Considerado o principal evento da entidade, o encontro reuniu empresários, lideranças e especialistas para discutir os impactos das transformações econômicas, tecnológicas e geopolíticas sobre a indústria brasileira.
O presidente do Simecs, Paulo Scopel, destacou que o objetivo do evento é aproximar o empresariado de discussões estratégicas e ampliar a capacidade de análise das empresas diante de um cenário global cada vez mais desafiador.
Na abertura, representantes de entidades nacionais ligadas aos setores automotivo, eletroeletrônico e de implementos rodoviários participaram do painel “Geopolítica, Tecnologia e Competitividade: os novos desafios da indústria brasileira”. Estiveram presentes José Carlos Sprícigo, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (ANFIR), Régis Sell Haubert, vice-presidente e diretor da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (ABINEE), e Ulisses Chaves, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), que abordaram temas relacionados à inovação, investimentos e capacidade produtiva da indústria nacional. Sprícigo ressaltou que o encontro é fundamental para encontrar soluções para o setor industrial.
Já o diretor da ABINEE, Régis Haubert, salienta a sinergia entre os diversos setores para debater os novos desafios enfrentados em um momento de instabilidade no mercado interno e internacional.
A programação também contou com a palestra do economista do Simecs, Igor Morais, que apresentou uma análise sobre os impactos das mudanças na economia global para o setor industrial brasileiro. O encerramento do encontro ficou por conta do filósofo, educador e escritor Mario Sergio Cortella, que ministrou a palestra “Cenários Turbulentos, Mudanças Velozes”.

Reconhecido nacionalmente por suas reflexões sobre comportamento, educação e liderança, Cortella falou sobre os desafios da tomada de decisão em tempos de rápidas transformações e reforçou a importância da capacidade de adaptação em ambientes de constante mudança.
