A Sicredi Pioneira começou a operar definitivamente no Distrito de Fazenda Souza, interior de Caxias do Sul, a partir desta segunda-feira (13). O espaço na Avenida Dante Marcucci não foi pensado apenas como uma agência bancária, mas para oferecer possibilidades diferentes à comunidade. Com salas de reunião, café e um auditório, o foco é agregar ao desenvolvimento da região.
O interesse por estar presente de forma física na localidade já vinha de algum tempo, porque os clientes que moram nessa região frequentavam as agências de Ana Rech ou Santa Lúcia do Piaí. O primeiro passo foi um escritório, onde o horizonte da cooperativa aumentou em mil associados.
Hoje o agronegócio corresponde a 10% de todas as operações da Sicredi Pioneira, que atende 21 municípios entre a Serra e o Vale dos Sinos. O diretor executivo Solon Stapassola Stahl destaca o potencial rural da região, que deve ter um incremento ainda maior com a construção do novo aeroporto de Vila Oliva, exigiu uma sede física adequada à importância de Fazenda Souza.
Este é o primeiro local da Sicredi Pioneira em Caxias que não é apenas uma agência bancária. O conceito é que se tenha uma possibilidade de maior aproximação com os moradores e, por isso, ele é pensado como uma área que vá ser usufruída por pessoas que não são associadas. Braian Borges Brum, gerente do espaço, explica as salas e as possibilidades que se abrem a partir deste ambiente.
Ao longo da semana, diversas palestras vão ser levadas aos moradores de Fazenda Souza. Na terça (14), o tema vai ser golpes e fraudes; quarta (15), os assuntos serão autocuidado e o turismo rural; quinta (16), o conteúdo debatido é educação financeira aos jovens; por fim, na sexta (17), as atividades serão voltadas ao público infantil e ao cooperativismo, com uma apresentação teatral contando a história do Padre Amstad, fundador da cooperativa Sicredi.
