Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Governo do Estado confirma reforço no efetivo dos bombeiros em Caxias do Sul

  • Keize Machado
  • 31/03/2026
Foto: Divulgação | Isabel Borba

A criação de um novo quartel do Corpo de Bombeiros em Caxias do Sul, além do reforço no efetivo da corporação no município, pautaram a reunião da Frente Parlamentar pela Implantação do Quartel de Bombeiros da Zona Sul, realizada na manhã desta terça-feira (31), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O encontro, agendado pelo vereador José de Abreu, o Jack (PDT), presidente do grupo, junto ao chefe da Casa Civil, Artur Lemos, resultou na confirmação, por parte do Governo do Estado, do envio de mais efetivo.

A previsão é de que cerca de 60 bombeiros sejam destinados ao município nos próximos meses. De acordo com estudo do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros, a necessidade total para Caxias do Sul é de 117 profissionais. Atualmente, o efetivo conta com apenas 46 bombeiros.

Segundo Jack, ainda não há uma data definida para a chegada dos novos bombeiros. No entanto, a estimativa é de que uma primeira nomeação ocorra em abril, com outra etapa prevista para julho. Com isso, o reforço deve se concretizar gradualmente, como um primeiro passo para atender a demanda existente.

Com a confirmação do envio de efetivo, a Frente passa a intensificar a articulação para a implantação do quartel na Zona Sul. Conforme o vereador, a proposta inicial é viabilizar uma estrutura provisória e, posteriormente, buscar a construção de uma sede definitiva.

Jack ressalta que, para a obra, será necessária a captação de recursos por meio de emendas parlamentares. Segundo ele, já há possibilidades em análise, além da disponibilidade de alguns equipamentos. Ainda assim, há necessidade de reforço na estrutura, especialmente na frota, com a demanda de pelo menos mais dois caminhões para atender adequadamente a região.

Entre os locais cogitados para a instalação do quartel está um terreno pertencente ao município, localizado na Rua Valter Afonso, no bairro Aeroporto. Atualmente, Caxias do Sul conta com cinco quartéis do Corpo de Bombeiros: Central, Zona Norte, Desvio Rizzo, Cruzeiro e Aeroporto Hugo Cantergiani.

Participaram da reunião, além do vereador José de Abreu, o vereador Zé Dambros (PSB); Alceu Nascimento, assessor da vereadora Rose Frigeri (PT) e presidente do bairro São Salvador; Luciano Drum, presidente do bairro São Caetano; e o chefe de gabinete de José de Abreu, Luiz Afonso Medeiros. Também estiveram presentes representantes do Corpo de Bombeiros Militar  e os deputados estaduais Neri, o Carteiro (PSD), e Carlos Búrigo (MDB).

Tags:
  • bombeiros
  • EFETIVO
  • Frente Parlamentar
  • GOVERNO DO ESTADO
  • quartel
Keize Machado
Keize Machado

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Produtos de Páscoa apresentam variação de 45% em Caxias do Sul, segundo pesquisa do Procon

  • Jonatan Mombach
  • 31/03/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Notícias
  • Publieditorial

Volare Attack 10 faz sucesso pela robustez, versatilidade e conforto

  • Redação
  • 31/03/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Justiça restabelece teto de 1.196 presos na Penitenciária do Apanhador após alerta sobre risco ao sistema de segurança

  • 31/03/2026
ler post

Secretaria de Gestão Urbana de Caxias completa um ano de trabalho, com mais de três mil atendimentos realizados

  • 31/03/2026
ler post

Prefeitura de Caxias do Sul suspende contrato com empresa de sistema digital por atraso na implantação

  • 31/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Lateral-direito do Caxias avalia desempenho da equipe após vitória na Copa Sul-Sudeste
  • Governo do Estado inaugura fábrica de calçados dentro da Penitenciária do Apanhador, em Caxias do Sul
  • Volare Attack 10 faz sucesso pela robustez, versatilidade e conforto
  • Caxias retorna aos treinamentos com novidades no elenco
  • Estudante caxiense conquista prêmio nacional com projeto sobre monitoramento do solo em zona rural
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

31/03/2026 - Atualizado em 31/03/2026 - 19:23

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar