Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Auditório da CIC Caxias fica lotado com painéis do Mundo Business

  • Tahena Irigoyen
  • 20/03/2026
Painelistas abordaram diferentes temas com o objetivo do debate em relação a infraestrutura necessária para a Serra Gaúcha. Foto: Tahena Irigoyen

Na manhã desta sexta-feira (20), lideranças políticas e empresariais lotaram o auditório da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC Caxias) durante a realização do Mundo Business, promovido pela entidade em parceria com a Apex Partners.

Realizado pela primeira vez em Caxias do Sul, o encontro reuniu painéis e palestras voltados à discussão de tendências econômicas, desenvolvimento regional e oportunidades de negócios.

Durante o evento, foram debatidas perspectivas para o futuro da Serra Gaúcha, com destaque para o potencial da região não apenas como polo metalmecânico, mas também como espaço de crescimento para diversos outros setores da economia. O objetivo foi evidenciar o diferencial competitivo regional e discutir caminhos para atrair novos investimentos e empreendimentos.

A programação contou com a participação de vários painelistas, entre eles, o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias, Joarez José Piccinini, o vice-presidente da FIERGS, Ruben Bisi, entre outros representantes do setor empresarial da cidade e região da Serra Gaúcha.

Segundo o prefeito Adiló Didomenico, a administração municipal tem dedicado esforços para fortalecer e estruturar o turismo local. Segundo ele, uma área turística consolidada contribui para acelerar o desenvolvimento econômico da cidade. O prefeito também destacou a nova matriz tributária que privilegia o consumo, e que tem no turismo uma das principais fontes de geração de recursos para o município.

Já o vice-presidente da FIERGS, Ruben Bisi, apontou que o encontro é uma oportunidade para promover conexões e parcerias entre empresários. Durante sua participação, colocou ainda a necessidade de enfrentar gargalos estruturais da cidade, como questões relacionadas à infraestrutura, logística e ao aeroporto, além de defender investimentos em áreas de lazer que estimulem a convivência de jovens e futuros trabalhadores.

Outro palestrante do evento, Advisory da Apex e economista Pedro De Cesaro, destacou que o objetivo do encontro foi apresentar o diferencial competitivo da região e discutir alternativas para impulsionar novos empreendimentos. Entre os exemplos citados está a construção do aeroporto da Serra Gaúcha, projeto que vem sendo debatido e está em fase de negociações para implantação em Vila Oliva, interior de Caxias do Sul.

De acordo com o diretor de Economia, Finanças e Estatística da CIC Caxias, Joarez José Piccinini, o evento também serviu como uma plataforma para a troca de experiências e informações entre lideranças empresariais. Segundo ele, a participação em encontros promovidos por entidades representativas é fundamental para ampliar perspectivas e fortalecer o acesso à informação. Piccinini também destacou que a inovação é um dos setores que precisa ser cada vez mais desenvolvido para potencializar a economia caxiense.

A Inteligência Artificial (IA) também esteve entre os temas debatidos durante a programação. Entre os pontos abordados, esteve o receio da substituição de empregos pela tecnologia, apontado como um cenário possível, mas que exigirá adaptação e qualificação por parte dos profissionais. Outro tema abordado durante os painéis foram as cadeias produtivas (o agronegócio), que movem a Serra Gaúcha.

O evento contou com o apoio da Rádio Caxias quem em 2026 comemora seus 80 anos de existência e a marca de uma das mais tradicionais emissoras de rádio do Rio Grande do Sul.

Um dos painéis discutiu as cadeias produtivas que movem a Serra Gaúcha com a presença do Sócio da Zulmar Neves Advocacia, Sillas Neves; o presidente do Conselho da Agropecuária Schio S.A. (Vacaria), Luís Eduardo Schio e o CEO da Global Prime, Leonardo De Zorzi. Vídeo: Tahena Irigoyen/Rádio Caxias

Tags:
  • auditório CIC CAXIAS
  • Mundo Business
Tahena Irigoyen
Tahena Irigoyen

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

“Se os presídios estão superlotados, é preciso agradecer aos órgãos de segurança”, afirma secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS

  • Diego Pereira
  • 20/03/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias
  • Segurança

Justiça condena casal a mais de 40 anos de prisão por matar criança de seis meses, em Caxias do Sul

  • Cristiano Daros
  • 20/03/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Prefeitura assina na próxima semana ordem de início para as 16 primeiras escolas da PPP da Educação Infantil

  • 20/03/2026
ler post

Justiça condena casal a mais de 40 anos de prisão por matar criança de seis meses, em Caxias do Sul

  • 20/03/2026
ler post

“Se os presídios estão superlotados, é preciso agradecer aos órgãos de segurança”, afirma secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do RS

  • 20/03/2026

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • CBF desmembra cinco rodadas iniciais do Caxias na Série C
  • Reforço do Caxias celebra retorno a equipe e destaca confiança no trabalho
  • Justiça condena casal a mais de 40 anos de prisão por matar criança de seis meses, em Caxias do Sul
  • Juventude conhece arbitragem para partida de estreia da Série B
  • Projeto Circulando nas Escolas, do Círculo Saúde, inicia edição de 2026
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

20/03/2026 - Atualizado em 20/03/2026 - 17:06

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar