Sempre contigo!
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Esportes
  • Notícias
    • Segurança
    • Saúde
    • Esporte
    • Educação
    • Trânsito
    • Política
    • Emprego
    • Especial
    • Cultura
    • Economia
    • Geral
    • Agricultura
    • Justiça
  • Caxias Play
  • Áudios
  • Promoções
  • Programação
  • Anuncie
  • Contato
  • História
    • A Rádio
    • Rádio Caxias 70 anos: Voz e Identidade
    • História e Memória
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Com quase 2 mil integrantes, seis escolas de samba marcam a volta do Carnaval de Rua em Caxias do Sul

  • Tahena Irigoyen
  • 01/03/2026
Foto: Tahena Irigoyen

Na noite deste sábado (28), o Carnaval de Rua de Caxias do Sul celebrou o aguardado retorno ao coração da cidade. A comunidade ocupou as arquibancadas e as calçadas da Rua Sinimbu, aproveitando o clima agradável para prestigiar o desfile das seis escolas de samba participantes. 

Foto: Tahena Irigoyen

Segundo Tatiane Frizzo, secretária municipal da Cultura, o investimento para a realização da festa foi de aproximadamente R$800 mil, provenientes de recursos públicos e de emenda parlamentar. Emocionada, a secretária relembrou a edição de 2025, que superou as expectativas, a previsão era de 8 mil pessoas, mas 12 mil prestigiaram o evento na Rua Plácido de Castro. Para este ano, a estimativa de público era de cerca de 20 mil pessoas.

O desfile teve início por volta das 20h15min, com a Nação Verde e Branco, do bairro Cinquentenário II, abrindo a noite. Em seguida, passaram pela Sinimbu a Acadêmicos Pérola Negra, do bairro Mariani; a Unidos do É o Tchan, do bairro Diamantino; a Acadêmicos Filhos de Jardel; a Acadêmicos XV de Novembro; e, encerrando a apresentação, a Associação Cultural Esportiva São Vicente.

Foto: Tahena Irigoyen

Um dos momentos da noite foi a apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Eduardo e Luciane, vindos de São Leopoldo para defender a escola da Nação Verde e Branco. Luciane destacou a emoção de desfilar na Sinimbu após meses de ensaios e dedicação.

Para Volnei Canônica, um dos organizadores do Carnaval, o planejamento da edição de 2026 começou logo após o encerramento do desfile do ano passado. Ele destacou a mobilização das escolas, que envolveram cerca de 2.500 pessoas entre integrantes e equipes de apoio, e afirmou que os preparativos para o próximo ano já estão em andamento, incluindo a prospecção de novas agremiações.

O Carnaval reafirmou o papel como espaço de encontro entre gerações. Famílias inteiras, de idosos a crianças, ocuparam as ruas para celebrar a cultura popular. Foi o caso da família de Luciano, que assistiu pela primeira vez ao Carnaval na Serra e aproveitou a noite para desfrutar a energia da festa.

A campeã será conhecida neste domingo, após a apuração dos votos, marcada para a tarde. O Carnaval de Rua de Caxias do Sul 2026 é realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Diretoria de Arte e Cultura Popular, pelo Instituto SAMbA, pelo Instituto de Leitura Quindim e pelas escolas de samba do município.

A cobertura do Carnaval caxiense na  Rádio Caxias é um oferecimento:

Menu Lanches: Sabor inigualável a cada mordida – Ligue 3201-3576

Tags:
  • carnaval 2026
  • Sinimbu
  • sinumbi
Tahena Irigoyen
Tahena Irigoyen

Artigo Anterior
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

Estrutura metálica de viaduto desaba na BR-470 entre Bento e Veranópolis

  • Tahena Irigoyen
  • 01/03/2026
ler post
Próximo Artigo
  • Destaque 01
  • Destaque APP Jornalismo
  • Notícias

São Vicente é a grande campeã do Carnaval de rua de Caxias do Sul 2026

  • Cristiano Daros
  • 01/03/2026
ler post
Mais notícias
ler post

Rádio Caxias acompanha transmissão da cerimônia de 35 anos da Proamb, em Bento Gonçalves

  • 17/04/2026
ler post

Primeira Infância: Teoria do apego destaca papel do afeto e história do macaco Punch traz lições sobre relações adultas

  • 17/04/2026
ler post

Táxis-lotação serão extintos por decisão do Conselho Municipal de Mobilidade

  • 16/04/2026
1 comentário
  1. openlibrary disse:
    04/03/2026 às 09:38

    A retomada do Carnaval de Rua em Caxias do Sul, com quase 2 mil integrantes e seis escolas de samba, mostra a força da cultura popular. Depois de períodos difíceis, esse retorno simboliza resistência e alegria coletiva. Como garantir continuidade e apoio a essa tradição nos próximos anos?

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também
  • Rádio Caxias acompanha transmissão da cerimônia de 35 anos da Proamb, em Bento Gonçalves
  • Mulher é presa por tráfico de drogas no bairro Canyon, em Caxias do Sul
  • Batalhão de Choque faz apreensão de munições e drogas no bairro Sagrada Família, em Caxias
  • Juventude garante primeiro ponto na Sul-Sudeste e auxiliar técnico avalia resultado
  • ”Trazer pontos para o Caxias” , assim projeta goleiro Busatto sobre partida da Série C
RÁDIO CAXIAS 93.5 FM

Fone: (54) 3289.3000 - Fax: (54) 3289.3030
Rua Garibaldi, 789, 21º andar, Ed. Estrela, Centro
CEP 95084.900 - Caxias do Sul - RS

OUÇA PELO APP

Android

iOS

OUÇA TAMBÉM

Android

Radio Caxias 93.5 FM Radio Caxias 93.5 FM
  • Anuncie
  • Política de Privacidade

Digite a palavra para pesquisar pressione Enter.

01/03/2026 - Atualizado em 01/03/2026 - 11:54

Clique em Aceitar para continuar navegando ou, se preferir, acesse a nossa Política de Privacidade.Aceitar