A vacinação contra a dengue, iniciada no último dia 12 em Caxias do Sul, não apresentou grande procura nos primeiros dias de disponibilização, com a aplicação de 180 doses até o momento. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o baixo número de vacinados se deve à pausa programada dos serviços, em razão do ponto facultativo de Carnaval nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) nos dias posteriores ao início da campanha.
A diretora da Vigilância em Saúde, Magda Beatriz Teles, detalha que os primeiros dias, marcados pela pausa facultativa e poucos dias de aplicação, contribuíram para a baixa adesão. Ela ressalta que, a partir desta semana, a secretaria intensificará a divulgação da campanha para ampliar o alcance do público, além de reforçar orientações técnicas e a disponibilização das doses.
Magda relembra que a vacinação é destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações por dengue no país. O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses, e pode ser aplicado juntamente com outras vacinas. A imunização oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. As doses estão disponíveis em todas as UBSs da cidade, com exceção da unidade de Galópolis. Ela reforça a importância da vacinação.
A imunização deve beneficiar cerca de 630 mil crianças e adolescentes dentro da faixa etária definida em todo o território gaúcho. Além da vacinação, os cuidados preventivos, como eliminar água parada, permanecem como recomendação principal. É fundamental que a população esteja atenta aos sinais e sintomas da doença: febre, dor de cabeça ou dor atrás dos olhos, enjoo, moleza, dores nas articulações e manchas vermelhas no corpo.
