Faltando pouco mais de um mês para a Páscoa 2026, celebrada em 5 de abril, as prateleiras dos supermercados já estão repletas de ovos de chocolate. De acordo com projeções da Associação de Chocolateiros de Gramado (Achoco), a produção neste ano deve crescer até 20%, passando de 700 toneladas para cerca de 840 toneladas de chocolate.
Atualmente, oito empresas fazem parte da associação e participam diretamente da fabricação, incluindo as maiores de Gramado. Além do aumento na produção, o período é marcado pela contratação temporária de mão de obra para atender à grande demanda. Segundo a Achoco, estima-se que cerca de 3 mil empregos diretos sejam gerados nesta Páscoa, com um aumento de 20% a 30% na força de trabalho.
O presidente da Achoco, Fabiano Contini, destaca que, apesar do número de contratações, o crescimento não será tão intenso este ano, pois muitas fábricas investiram em maquinários que automatizam parte do processo sem perder o caráter artesanal do chocolate. No entanto, atividades como pintura e decoração continuam sendo feitas manualmente. Ele também ressalta que a produção começou logo após o Natal e que, atualmente, as fábricas já estão no processo de encerramento da fabricação.
Contini detalha que, embora o ovo de Páscoa continue sendo o carro-chefe, novas tendências têm ganhado espaço na produção. A demanda por chocolates premium, produtos com identidade geográfica de Gramado, ovos veganos, zero lactose e zero açúcar cresce a cada ano. Há também inovações em ovos trufados e outros formatos, garantindo variedade para todos os gostos. Segundo ele, a safra de cacau deste ano foi boa, o que deve tornar os preços mais atrativos, com expectativa positiva para as fábricas e demais setores da região.
O otimismo se estende a outras datas comemorativas de 2026, que terão diversos feriados prolongados. A programação oficial da Páscoa em Gramado terá duração de um mês, de 12 de março a 12 de abril, combinando a produção de chocolates com atrações para os visitantes, como decoração temática espalhada pela cidade e atividades diárias. Segundo estimativas da Prefeitura e da Gramadotur, o evento deve atrair cerca de 1 milhão de turistas durante o período.
