A prefeitura realizou, nesta sexta-feira (20), uma grande ação de limpeza do programa “Caxias Mais Limpa”, em um ponto de descarte irregular de resíduos localizado na Estrada Municipal Attílio Citton, no bairro Serrano. O trabalho foi executado de forma integrada pela Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS), Secretaria de Obras e Codeca, reforçando o compromisso conjunto com a limpeza urbana e a preservação ambiental.
A operação resultou na retirada de mais de 300 toneladas de resíduos, entre entulhos da construção civil, material orgânico, móveis descartados irregularmente e diversos outros tipos de lixo depositados de forma clandestina no local.
Para garantir a recuperação da área e evitar novos descartes, serão instaladas novas placas de aviso e câmeras de monitoramento, ampliando a fiscalização e o controle do espaço. A medida visa coibir práticas ilegais e responsabilizar os infratores.
A Secretaria do Meio Ambiente reforça que o descarte irregular de resíduos é crime ambiental, sujeito à aplicação de multa que pode variar de R$ 2 mil a R$ 50 mil em Caxias do Sul, conforme a gravidade da infração, além de outras penalidades previstas em lei.
O município conta atualmente com três ecopontos ativos para o descarte correto de resíduos: na Codeca, na Semmas e na Cooperativa Paz e Bem. A estrutura está disponível para que a população realize o descarte adequado de pequenos volumes como móveis, eletrônicos, óleo de cozinha, eletrodomésticos, vidros e espelhos; e outros materiais, evitando danos ao meio ambiente e prejuízos à coletividade.
Denúncias de descarte irregular podem ser realizadas pelo Alô Caxias (telefone 156), pelo telefone geral da Semmas (3901-1445) ou pelo WhatsApp da Fiscalização do Meio Ambiente (54 9 9929-4992).
A Prefeitura segue intensificando ações de fiscalização e limpeza, reafirmando que manter a cidade limpa é uma responsabilidade compartilhada entre o poder público e a comunidade.
