O novo reitor da Universidade de Caxias do Sul, Asdrubal Falavigna, e a vice-reitora, Terciane Luchese, foram eleitos para gestão da instituição entre 2026 e 2030, na sexta-feira (20). Falavigna afirma que sua passagem pelo cargo será marcada pelo cuidado com a comunidade acadêmica, escuta ativa e decisões tomadas pelo interesse coletivo.
Em pouco mais de uma hora de entrevista coletiva, eles abordaram diversos assuntos e que estão no plano estratégico para os próximos quatro anos. Pautas como o UCS Global, que busca parcerias fora do país para ampliar os horizontes dos alunos, com foco até mesmo em dupla diplomação. No âmbito regional, a intenção do novo comando é compreender a vocação de cada campi da universidade, direcionando as graduações que mais vão responder as necessidades locais.
Falavigna afirmou que não vai abrir mão de entregar um ensino de qualidade aos alunos da UCS. Ele destaca que a formação precisa ser mais ampla, focada na ética e a integridade de cada universitário. Inclusive, uma avaliação dos cursos à distância também será feita.
A vice-reitora, Terciane Luchese, comentou sobre a necessidade de atrair o público jovem. Uma pesquisa nas escolas está sendo feita para entender o que eles acreditam encontrar no ambiente acadêmico. Terciane pontua que a sociedade necessita de uma formação mais ampla e crítica, que provém dos ambientes universitários.
O novo reitor ainda respondeu sobre a situação do Campus 8, que segundo ele não há um projeto da Universidade para ocupar aquele espaço. O local está sob responsabilidade da Fundação, que vai determinar o futuro do espaço. A posse dos novos gestores está marcada para o dia 3 de maio.
