Após a abertura da 35ª Festa Nacional da Uva, a noite de quinta-feira (19) registrou o primeiro Desfile Cênico Musical. Com cerca de uma hora e meia de duração e 1,2 mil figurantes, a atração levou milhares de pessoas para o coração do Centro de Caxias do Sul.
A secretária adjunta da Cultura e responsável pela direção geral do desfile, Cristina Calcagnotto, em entrevista ao Jornal da Caxias, estimou que cerca de 15 mil pessoas compareceram ao longo da rua Sinimbu e nas imediações da Praça Dante Alighieri. Ela projetou que o público irá mais do que dobrar nas próximas apresentações. Os desfiles ocorrem sempre nas quintas-feiras, às 20h, e aos domingos, às 16h. Em caso de chuva, a organização tem reservado duas terças-feiras como datas extras.
O preço de R$ 100 para assistir aos desfiles da arquibancada nesta edição foi motivo de polêmica na comunidade que reclamou do valor elevado. Contudo, Cristina apontou que neste ano a arquibancada foi reduzida em 50%, com o restante sendo de acesso para o público não pagante. No primeiro desfile, não houve cobrança de ingressos, sendo reservado aos convidados e autoridades.
O grupo de figurantes é formado por contratados, servidores e inscritos como participantes voluntários. Grupos de dança, teatro e música também são convidados para promover uma grande integração comunitária que resulta em um espetáculo cênico a céu aberto.
A secretária adjunta pediu a colaboração dos condutores para que busquem caminhos alternativos diante dos bloqueios que ocorrem no trânsito. Pontuou que grandes eventos geram impactos, mas que a maioria deles é positiva.
