Desde o inicio da temporada 2026 o Juventude trabalha a situação do meia Raí Silva. O meia foi contratado, apresentado, mas não estreou com a camisa alviverde devido a uma alteração diagnosticada nos exames médicos. Os primeiros exames acusaram um problema cardíaco que poderia impedir o jogador de atuar, mas novos testes foram feitos e Raí Silva está liberado para retornar aos treinos com o elenco do Juventude.
O vice de futebol do Juventude, Luis Carlos Bianchi, esclareceu essa questão após o confronto entre Grêmio e Juventude na Arena: “Nos exames iniciais, logo na apresentação, foi diagnosticado um problema clínico nos exames dele e a gente imediatamente tratou de preservar o atleta das atividades físicas mais fortes do dia a dia de treinamento. Buscamos aprofundar os exames para ter uma certeza maior do que se tratava, depois de muitos exames feitos, não só aqui em Caxias, mas ele buscou profissionais também no Rio de Janeiro, da confiança dele, foi identificada uma anomalia congênita. Hoje a gente pode dizer que existe risco zero dessa anomalia causar algum problema na atividade física dele como jogador profissional do futebol.”
Após essa confirmação, o atleta retoma os trabalhos físicos e terá que passar por uma espécie de pré-temporada até ficar a disposição do técnico Maurício Barbieri. Raí foi anunciado no dia 24 de dezembro com contrato definitivo até o final da temporada. O jogador não está inscrito no Campeonato Gaúcho, mas deve ser um acréscimo na equipe para Copa do Brasil, Copa Sul Sudeste e Série B do Campeonato Brasileiro.
