Juventude e Grêmio se enfrentam no domingo (15), às 17h30, na Arena, pelo primeiro jogo da semifinal do Gauchão. O alviverde busca quebrar um tabu, já que nunca venceu a equipe da capital na Arena e levar a vantagem para decidir no Alfredo Jaconi no jogo da volta. A última vitória jogando como visitante aconteceu em 2008, no Olímpico. Já o Grêmio, que passa por momentos de instabilidade nas atuações, quer manter a invencibilidade jogando nos seus domínios.
Juventude
A equipe conta com desfalques para o confronto, todos envolvendo suspensões na última partida do Campeonato Gaúcho, diante do São José. O técnico Maurício Barbieri, apesar das baixas, de dois zagueiros titulares, deve manter a formação com três defensores.
Na defesa, Rodrigo Sam e Marcos Paulo suspensos por cartão vermelho não disputam o primeiro jogo, Abner e Gabriel Pinheiro devem compor a linha defensiva. Na lateral-direita a novidade pode ser o novo reforço, Nathan, que deve entrar no lugar de Raí Ramos. No ataque, o jovem Ray Breno não fica à disposição, cumpre suspensão também.
Provável escalação: Jandrei; Abner, Messias e Gabriel Pinheiro; Raí Ramos (Nathan), Lucas Mineiro, Pablo Roberto, Mandaca e Patrick Lanza; Gabriel Taliari e Alisson Safira. Técnico: Maurício Barbieri.
Grêmio
O Grêmio, que vem de derrota pelo Campeonato Brasileiro, para o São Paulo por 2×0, fora de casa e tenta se redimir, após baixa atuação. Para este duelo, o técnico Luís Castro tem a disposição praticamente todos os jogadores disponíveis, a única baixa é o volante Noriega, expulso no último jogo do Estadual, contra o Novo Hamburgo.
A dúvida é na defesa, sistema que vem sendo bastante criticado e que sofreu nos últimos jogos, o treinador português que ainda não decidiu os titulares do setor. A equipe deve ter uma mescla de atletas do elenco principal e alguns jogadores reservas.
Provável escalação: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Balbuena (Kannemann) e Marlon; Dodi (Tiaguinho), Arthur e William; Tetê, Amuzu e Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Arbitragem
A partida será apitada por Wagner Silveira Echevarria, auxiliado por Juarez de Mello Junior e Otavio Legramanti. O quarto árbitro será Elias da Silva Elyseu. VAR: Marcello Ignacio Domingues Neto.
Transmissão
A Rádio Caxias inicia a projeção do confronto a partir das 15h30 no Bola na Rede sob o comando de Marcelo Rocha. A jornada esportiva começa às 17h, com narração de Gilberto Júnior, comentários de Marcus Vaz, reportagens de Matheus Maciel e Bruno Mucke e plantão com Jesse Lopes.
