A safra de mel no Rio Grande do Sul ocorre principalmente em duas épocas, com a primavera sendo o pico principal de produção (iniciando a coleta entre fim de outubro e novembro), e uma safra de outono (março a maio) focada no eucalipto. Na Serra, a abertura da safra 2026 ocorreu na última quarta-feira (11) em Cambará do Sul.
Conforme a Emater/RS-Ascar de Cambará do Sul, estima-se que existam no município em torno de 12 mil colmeias. Para o ciclo 2025/2026, a expectativa é de uma produtividade média de aproximadamente 30 quilos de mel por colmeia. A produtividade é superior a períodos anteriores, quando se colheu em média entre 7 e 17 quilos por colmeia, mas é considerada próxima da normalidade, o que não acontecia há quatro ou cinco anos.
Em conversa com a reportagem da Rádio Caxias, o veterinário João da Luz, assistente técnico regional da Emater, afirmou que esse número positivo na safra abrange toda a região.
João da Luz também explicou que os Campos de Cima da Serra produzem um mel de alta qualidade, recebendo diversas premiações.
