A obra para resolver um problema antigo dos moradores do bairro Charqueadas, em Caxias do Sul, vai demorar a ser entregue à população. A intervenção orçada em quase R$ 4 milhões, no loteamento São Francisco, está paralisada, após a prefeitura rescindir o contrato com a empreiteira responsável.
De acordo com o secretário de obras do município, Lucas Suzin, a empresa não demonstrou condições técnica de execução, além de atrasar o cronograma. Após diversas notificações, o executivo decidiu rescindir o contrato na última semana. Suzin explica os trâmites legais para serem cumpridos daqui para frente, mas não descarta a abertura de uma nova licitação.
A ordem de serviço para iniciar a obra de macrodrenagem foi dada em agosto de 2025. A empresa vencedora foi de Minas Gerais, que desconhecia os desafios de solo e topografia que enfrentaria. Inclusive, os motoristas que passam pela rua Cristiano Ramos de Oliveira encaram um erro da empresa, ao começar a obra pelo local errado.
A intervenção prevê instalação de 866m de drenagem, para encerrar com alagamentos nas ruas dos Lírios, Jacy Antônio Meirelles, Rua dos Crisântemos e Paulo Turcatti. Como a empresa ainda pode recorrer da rescisão, não há prazos para retomada da intervenção.
