Caxias do Sul foi selecionada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para integrar um grupo de cinco cidades brasileiras que vão servir de modelo na área de proteção social especial. A proposta é que as políticas públicas desenvolvidas no município contribuam para a elaboração do novo Caderno de Orientações Técnicas do PAEFI (Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos).
Durante a visita técnica, representantes do MDS estiveram nos CREAS (Centros de Referência Especializado de Assistência Social) para conhecer de perto o trabalho realizado. A partir dessa avaliação, o município passou a ser considerado referência nacional na proteção social especial, atendimento voltado a famílias e pessoas que tiveram direitos violados ou vivem em situação de risco, como casos de violência, abandono ou trabalho infantil.
Além do reconhecimento, Caxias é a única cidade da Região Sul a receber a comitiva federal dentro desse processo de seleção. Com isso, as estratégias locais adotadas poderão ser replicadas em outras regiões do país.
Para Cristiane Oliboni, Diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, a escolha reforça a qualidade e a excelência do trabalho desenvolvido no município, com foco em uma atuação humanizada. Segundo ele, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMASC) é preparada para lidar com situações complexas de violação de direitos com protocolos que garantem resolutividade e dignidade.
Ainda conforme o secretário, o diferencial que foi levado em consideração para a escolha da cidade foi a qualificação das equipes técnicas. Ele também destaca que a troca de experiências com o MDS exige uma revisão constante dos processos, fortalecendo ainda mais a atuação do município na área.
