A implantação de um teleférico, que deve ligar o Monumento Jesus Terceiro Milênio à Casa de Pedra, terá os estudos preliminares iniciados após autorização da empresa Festa da Uva Turismo e Empreendimentos S/A nesta semana. Desta forma, os levantamentos poderão ser realizados no local, sem que haja, neste momento, uma concretização definitiva do projeto.
Os estudos iniciais serão custeados integralmente pela empresa Connect Global Agência de Desenvolvimento, responsável pela operação de bondinhos na Colômbia e no Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. O grupo já havia demonstrado interesse na operação do teleférico no início da divulgação da proposta. Conforme a Festa da Uva S/A, que se manifestou por meio de nota, o estudo é a etapa inicial e contempla o traçado, além de aspectos técnicos e operacionais. Posteriormente, o projeto ainda deverá passar por avaliações técnicas, obtenção de licenças e cumprimento das exigências legais.
Além dessas etapas, a implantação do teleférico depende de negociações formais entre o Município e o proprietário do terreno onde o equipamento será instalado, já que o projeto envolve áreas sob regimes jurídicos distintos. A área de cerca de 4 mil metros quadrados, localizada na esquina da Rua Matteo Gianella com a Avenida Ruben Bento Alves e a Rua Professor Marcos Martini, em frente à Casa de Pedra, já foi desapropriada pelo Executivo, com decreto de utilidade pública assinado em julho.
Agora, deverá ocorrer a negociação administrativa entre a Prefeitura de Caxias do Sul e o proprietário do terreno para definição da indenização decorrente da desapropriação. Caso não haja acordo, o processo seguirá para a Justiça, onde um juiz definirá o valor a ser pago. Somente após a conclusão desse trâmite o terreno poderá ser cedido à Festa da Uva S/A.
