Desde que entraram em operação em agosto de 2025, os radares fixos instalados no perímetro urbano de Caxias do Sul já multaram 121.434 veículos por excesso de velocidade. Os dados divulgados pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) nesta quarta-feira (11) apontam ainda uma significativa redução no número de mortes e feridos em acidentes de trânsito.
Em 2025, 38 pessoas perderam a vida no trânsito caxiense, uma redução de 25% em comparação aos 51 óbitos registrados no ano anterior. Nos últimos seis meses, 33.175.170 veículos passaram pelos 26 radares responsáveis por monitorar 44 faixas de tráfego na cidade. As mais de 121 mil multas aplicadas representam cerca de 0,37% do total de veículos monitorados no período.
As vias que registraram os maiores índices de infrações foram a Rua 20 de setembro, próximo a esquina com a Rua Venâncio Aires, e na Avenida São Leopoldo com a Rua Sarmento Leite, ambas na área central da cidade. A Secretaria de Trânsito afirma que segue reforçando a sinalização nos locais onde os controladores estão instalados para alertar os condutores.
Os radares também verificaram veículos em velocidades muito acima do permitido por lei em vias com grande movimento. Uma motocicleta foi flagrada a 155 km/h em uma rua onde o limite permitido é 60 km/h, em outro caso, um carro foi flagrado trafegando a 129 km/h, onde a velocidade máxima permitida é 40 km/h.
Os radares possuem capacidade de leitura das placas e gravação de imagens. Quando um veículo é flagrado acima do limite de velocidade, o equipamento gera uma imagem e dados, que são registrados e repassados ao órgão Executivo de Trânsito. A aplicação da penalidade só ocorre após a confirmação da infração por um agente público.
